Seculo

 

Bateu o desespero


10/11/2017 às 15:27
Alguns convencionais do PSDB têm relatado a pressão sofrida nos últimos dias que antecedem a convenção estadual do partido. O próprio governador Paulo Hartung (PMDB) estaria ligando para os delegados para pedir voto para o vice-governador César Colnago. Se isso é verdade, é sinal de que o governador está preocupado com o processo eleitoral que definirá o comando do PSDB. 
 
As entregas de benesses do Palácio Anchieta aos prefeitos, vereadores e outras lideranças tucanas também revela um alto investimento na disputa interna do partido. Não é para menos. O PSDB é fundamental para Paulo Hartung no processo eleitoral do próximo ano e o governador não quer perder o controle do partido, o que aconteceria, automaticamente, embora as lideranças do grupo neguem, com a vitória da chapa de Max Filho.  
 
Se tudo der certo nas movimentações nacionais, Hartung precisa de um aliado para disputar o governo do Estado, que dê continuidade à sua política local, e o vice-governador tem a senha número um para a sucessão de Hartung. Mas, pelo jeito, não está sendo tão fácil como no passado. 
 
Em março deste ano, o governador conseguiu um feito parecido. Diante do crescimento da candidatura do prefeito de Viana, Gilson Daniel (PV) na disputa pela Presidência da Associação dos Municípios do Estado (Amunes), com o apoio da senadora Rose de Freitas (PMDB) foi freada de forma parecida. 
 
Hartung colocou emissários palacianos Estado adentro, para convencer os prefeitos a pularem fora da chapa de Daniel e a apoiarem a chapa de Guerino Zanon (PMDB). Conseguiu, mas não sem gastar muita energia. Agora, porém, duas coisas são diferentes na ingerência palaciana em disputa alheia. A primeira diferença é que desta vez não são emissários palacianos que vazem o trabalho de intermediação e sim o próprio governador que estaria ligando para as lideranças. O segundo é que tem recebido um “não” como resposta de alguns tucanos. Isso porque, as promessas da eleição da Amunes ainda não foram cumpridas. 
 
Diante da possibilidade cada vez mais real de haver uma perda do controle do PSDB no Estado, Hartung não esconde um certo desespero para evitar o pior. 
 
Fragmentos:
 
1 – Já tem gente apostando até em três lideranças do Estado compondo chapa presidencial como vice: Paulo Hartung, Renato Casagrande e Magno Malta. Não é muita coisa pra um Estado de 2,7 milhões de eleitores?
 
2 –  “Nenhuma dúvida de que Colnago/Hartung estão usando deliberadamente a máquina do governo (dinheiro público) para tentarem ganhar a eleição da executiva do PSDB, amanhã. Fora as outras ações obscuras que já fizeram”, do deputado Sergio Majeski sobre o pacote de bondade de Colnago, retratada na coluna Praça 8, de A Gazeta desta sexta-feira (10).
 
3 – Os projetos sociais da Serra estão encontrando dificuldade em receber recursos de emendas parlamentares. Quem tem recebido muita reclamação são os vereadores do município,  que não conseguem liberar os recursos para as entidades.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

Por trás das cortinas

Hartung não ataca mais Casagrande como antes. E vice-versa

OPINIÃO
Editorial
Maquiagem oficial
Depois de episódios de repressão, governo Hartung tira a semana para valorizar uma das piores áreas de sua gestão: segurança pública
JR Mignone
Rádio Carnaval
'Taí' um dos poucos eventos em que o rádio perde feio para a televisão
Roberto Junquilho
O dia seguinte
O governador Paulo Hartung terá que se voltar mais intensamente à sua sucessão, depois de desfeito o sonho de ser vice de Luciano Huck
Geraldo Hasse
Manobras perigosas
Os empresários, que surfaram na onda de Lula, estão assustados com a pororoca de Temer
JR Mignone
Banalização
O carnaval fez com que se desse uma trégua nas informações sobre política no Brasil
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

A arte de pilotar motocicletas – ou com Chico na garupa
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Yes, nós também!
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Luiz Paulo disputará cadeira na Câmara dos Deputados pelo PPS

Sesc Glória abre inscrições para propostas de apresentações

Manobras perigosas

Banalização

Hospital Bezerra de Farias suspende atendimento por falta de médicos