Seculo

 

Mudança de endereço de delegacias compromete notificação de crimes


11/11/2017 às 20:44
Apesar do aumento de crimes violentos em 2017 no Estado, a política de austeridade proposta pelo governo Paulo Hartung (PMDB) atinge diretamente a área de segurança pública, com o fechamento e transferência de delegacias. No município da Serra, o mais violento do Estado, quatro delegacias foram fechadas e transferidas para outros locais, a quilômetros de distância.

O fato aconteceu porque a prefeitura do município, no início deste ano, deixou de arcar com os aluguéis e o governo optou por transferir as delegacias para outras já existentes em vez de assumir as despesas de novas locações.

De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis do Estado (Sindipol-ES) as delegacias de Serra Sede, André Carloni e Novo Horizonte foram fechadas e realocadas provisoriamente nas unidades regionais de Jacaraípe em Laranjeiras. Já a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), que funcionava em uma casa em Laranjeiras, foi transferida para o prédio em que já funcionou o Departamento de Trânsito (Detran) no município, no bairro Jardim Carapina.

A delegacia de Jacaraípe registra aproximadamente 500 boletins de ocorrência por mês e é responsável por uma circunscrição que engloba  24 bairros, uma média de 150 mil habitantes. O efetivo é enxuto, contando com seis policiais, sendo um delegado, que respondia por Novo Horizonte, dois escrivães e três agentes e investigadores. Do total de ocorrências, aproximadamente 40 viram inquéritos e, em média, 350 aguardam investigação.

Já a delegacia de Novo Horizonte, que foi incorporada à de Jacaraípe, registra cerca de 450 boletins de ocorrência por mês e já tem aproximadamente 40 inquéritos instaurados e outros 450 aguardando investigação.

Apesar de atender a uma circunscrição de 31 bairros, com uma média de 150 mil habitantes, a delegacia de Novo Horizonte foi transferida para outra unidade a 15 km de distância dificultando o acesso da população às unidades, gerando a subnotificação e contribuindo para o aumento de crimes.

No caso da Deam, a mudança de endereço também provocou a redução no registro de ocorrências em virtude da dificuldade logística e do índice de crimes que ocorrem na região de Jardim Carapina.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

Por trás das cortinas

Hartung não ataca mais Casagrande como antes. E vice-versa

OPINIÃO
Editorial
Maquiagem oficial
Depois de episódios de repressão, governo Hartung tira a semana para valorizar uma das piores áreas de sua gestão: segurança pública
JR Mignone
Rádio Carnaval
'Taí' um dos poucos eventos em que o rádio perde feio para a televisão
Roberto Junquilho
O dia seguinte
O governador Paulo Hartung terá que se voltar mais intensamente à sua sucessão, depois de desfeito o sonho de ser vice de Luciano Huck
Geraldo Hasse
Manobras perigosas
Os empresários, que surfaram na onda de Lula, estão assustados com a pororoca de Temer
JR Mignone
Banalização
O carnaval fez com que se desse uma trégua nas informações sobre política no Brasil
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

A arte de pilotar motocicletas – ou com Chico na garupa
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Yes, nós também!
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Luiz Paulo disputará cadeira na Câmara dos Deputados pelo PPS

Sesc Glória abre inscrições para propostas de apresentações

Manobras perigosas

Banalização

Hospital Bezerra de Farias suspende atendimento por falta de médicos