Seculo

 

Com grupo de Colnago no comando, Majeski fica sem espaço no PSDB


13/11/2017 às 12:02
O deputado estadual Sergio Majeski foi um dos integrantes da chapa de apoio à candidatura do prefeito de Vila Velha, Max Filho, à presidência do PSDB capixaba. Embora o deputado não tenha nos últimos tempos se envolvido muito nas discussões internas do partido, esta seria, para os meios políticos, uma última chance de mantê-lo na sigla e fortalecê-lo para a disputa do próximo ano pelo ninho tucano.
Mas com a derrota do grupo no último sábado (11), a situação fica mais complicada para o parlamentar dentro do partido. Majeski, que fazia parte da executiva anterior, agora não tem nenhum cargo de destaque no partido – sem acordo para a composição da executiva, o grupo do vice-governador César Colnago vai comandar sozinho a legenda – e a tendência é que a saída de Majeski se torne inevitável. 
 
Do ponto de vista pragmático, não haveria espaço para o deputado, já que a para o Senado, a prerrogativa seria de Ricardo Ferraço, candidato à reeleição. Para o governo, ganha força nos bastidores a ideia de que o vice-governador César Colango seria o nome mais próximo do governador Paulo Hartung para a disputa ao governo, caso Hartung se desincompatibilize em abril próximo para a uma “aventura” nacional. 
 
A iminência da saída de Majeski do PSDB coloca nos meios políticos também uma limitação de suas opções. O entendimento dos observadores é de que o leque de partidos fora do arco de aliança do governador Paulo Hartung é pequeno e as acomodações também são poucas. No grupo PSB, PPS e da peemedebista Rose de Freitas haveria uma difícil articulação sobre quem vai ocupar o palanque ao governo do Estado. 
 
A senadora Rose de Freitas tenta se capitalizar como a candidata ao governo, tendo o ex-governador Renato Casagrande (PSB) ao lado como candidato ao Senado, mas o socialista também começa a se movimentar para tentar retornar ao Palácio Anchieta, o que estaria gerando atrito entre as duas lideranças. A entrada de Majeski no debate poderia aumentar o nível de tensão. 
 
No PPS, o obstáculo seria a movimentação do governador Paulo Hartung com o partido em nível nacional e as pretensões das principais estrelas do partido no Estado, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, e o secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação da prefeitura, Fabrício Gandini, que tentam pegar a senha para o cenário pós-Paulo Hartung. 
 
O caminho aberto para o deputado pode ser a Rede do prefeito da Serra Audifax Barcelos. A ida de Majeski para o partido resolveria o problema do prefeito, que vem sendo cobrado para disputar o governo do Estado para erguer o palanque da presidenciável Marina Silva no Estado. Mas os movimentos de Audifax, que transita tanto no grupo de Rose de Freitas quanto do governador Paulo Hartung, deixam o cenário do partido também incerto para o deputado, que tem posição marcada de oposição ao governador Paulo Hartung.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Mais um 'lote'

Depois de conseguir o controle do PSDB e retomar o do DEM, Hartung se volta para um antigo aliado: o PDT

OPINIÃO
Piero Ruschi
Perseguição à honra de Ruschi
Infelizmente, de nada valeram meus 14 anos de contribuição mediante a minha postura de defender o Museu Mello Leitão, criado por meu pai
Renata Oliveira
Cidadãos ilustres
Assembleia deve tomar cuidado com suas medalhas, pois os homenageados de hoje podem ser os apedrejados de amanhã
Gustavo Bastos
Bancas de jornal
A banca de jornal, hoje, é um mundo que tem tudo
JR Mignone
Rádio bandeira
A trajetória deste segmento de rádio em capitais é grande
Geraldo Hasse
Os golpes se sucedem
Em plena era do GPS, a reforma trabalhista sugere multiplicar os ''chapas''
Caetano Roque
Agora é tarde
Não adianta a bancada fazer discurso a favor do trabalhador se ela votou quase à unanimidade a favor do impeachment
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

Quem me ensinou a nadar
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Fuga do Paraíso
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Mais um 'lote'

Operação da Polícia Federal pune empresa que lançava esgoto in natura no Rio Doce

MPES quer reinclusão do fundador da Imetame em ação de improbidade

PDT realiza convenção estadual em dezembro de olho em 2018

Empresários já pressionam Câmara de Vitória por 'ajustes'