Seculo

 

Atingidos pelo crime da Samarco/Vale-BHP em São Mateus pedem doações de alimentos para o Natal


30/11/2017 às 17:06
Pescadores e catadores de caranguejos de São Mateus, atingidos pelo crime da Samarco/Vale-BHP, estão em campanha até o próximo dia 23 de dezembro, para arrecadar alimentos para as famílias que ficaram impossibilitadas de exercer suas atividades econômicas tradicionais em função dos mais de 50 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração que vazaram da Barragem de Fundão, em Mariana/MG, no dia cinco de novembro de 2015.

Alimentos não perecíveis, cestas básicas, brinquedos, roupas “e carinho” podem ser entregues diretamente nas dez comunidades atingidas: Barra Seca, Urussuquara, Campo Grande, Barra Nova Norte e Barra Nova Sul, São Miguel, Nativo, Tábuas, Ponta e Ferruge. Também podem ser feitas doações em dinheiro, de “cinco, dez ou mais reais”, como informam.

“Estamos com dificuldades pra nos sustentar em nossas casas”, conta Gilmar Abelina de Jesus, um dos atingidos, em Campo Grande, informando que, apenas em sua comunidade, mais de 130 famílias passam necessidades.

A campanha natalina “Condições e sobreviver” visam permitir “que os atingidos tenham festas de fim de ano dignas e possam ter momentos de alegria com seus familiares, após dois anos de tantas desgraças”, segundo informa a página da campanha, divulgada também no Diário de um Pescador Interrompido. No Diário, serão publicadas fotos das doações

As comunidades costeiras de São Mateus foram finalmente reconhecidas como atingidas pelo maior crime ambiental da história do país, e o maior do mundo no universo da mineração, no dia 30 de março de 2017, um ano e quatro meses depois do crime, com a publicação da Deliberação 58 do Comitê Interfederativo (CIF). Mesmo assim, passados oito meses, a Fundação Renova ainda não cadastrou as famílias atingidas, que continuam sem receber qualquer auxílio.

No início de novembro deste ano, as Defensorias Públicas do Espírito Santo e da União determinaram um prazo de cinco dias para a Fundação Renova iniciasse os pagamentos dos auxílios emergenciais, o que não foi cumprido. Na época, as Defensorias anunciaram que iriam judicializar a questão, em caso de descumprimento por parte das empresas.

O CIF e a Renova foram criados a partir do Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC) assinado em fevereiro de 2016 entre os governos federal e estaduais e as empresas responsáveis pelo crime, com ferramentas de gestão dos impactos. Porém, o Ministério Público Federal e as Defensorias Públicas vêm repetidamente afirmando que a governança do crime não tem funcionado, pois as determinações e deliberações não são cumpridas pelas empresas, caracterizando uma “privatização do crime”
 
Serviço:

Doações em dinheiro podem ser feitas na Caixa:
AG 0717
OP 013
CP 7167-6

Mais informações no Diário de um Pescador Interrompido

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Mesa aberta

Sergio Majeski não deve definir, agora, seu destino partidário. Mas já tem duas certezas: não fica no PSDB, nem aceita compor numa vice em chapa majoritária

OPINIÃO
Editorial
À oposição, o respeito!
Seja manifestando uma simples opinião ou criticando medidas do próprio legislativo ou do governo, falou em Sergio Majeski, o tiroteio é garantido
Piero Ruschi
Carta de aniversário ao papai
‘Venho lhe desejar um feliz aniversário de 102 anos, o mais feliz possível, diante de todas mazelas que atormentam o Museu que o senhor criou e o meio ambiente que tanto defendeu
Gustavo Bastos
Destino e acaso
''Quanto ao cético do acaso, ele chama destino de delírio e acaso de nada''
Geraldo Hasse
Em defesa da soberania
Manifesto combate o entreguismo, filho dileto do colonialismo neoliberal
Roberto Junquilho
Os pequenos se movem
Para garantir verba do fundo partidário, siglas como o PCdoB têm que apresentar chapa majoritária em 2018. E, no Estado, como fica?
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

Quem me ensinou a nadar
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Quem quer dinheiro?
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Manifesto denuncia ameaças a lideranças mobilizadas contra agrotóxicos em Boa Esperança

Fundação Renova é multada e Samarco/Vale-BHP vira alvo de mais uma ação civil pública

Morre Chico Flores

Trabalhadores encerram Greve em Brasília e Jejum nos estados

Com festa no Palácio Anchieta, governador sanciona lei de socorro aos municípios