Seculo

 

Meia volta


01/12/2017 às 15:42
Em junho, julho e agosto, o governador Paulo Hartung (PMDB) investiu fortemente em uma agenda de entregas no interior do Estado. Ficou sumido um tempo, depois da crise da Polícia Militar, mas a partir do segundo semestre resolveu investir na imagem no Estado, tentando equilibrar o jogo com a senadora Rose de Freitas (PMDB), rainha dos prefeitos. 
 
Em setembro, quando o Superior Tribunal de Justiça (STJ) arquivou a citação ao governador Paulo Hartung (PMDB) em delação premiada do ex-executivo da Odebrecht Benedicto Júnior, entendendo que não se beneficiou de “caixa-dois” a estratégia mudou. O governador retomou uma movimentação pré-crise da PM de ampliação de sua imagem para o campo nacional. 
 
A intenção de Hartung seria a de tentar encaixar seu nome em uma chapa presidencial e várias tentativas de encaixe foram feitas, vendendo a ideia de que o governador com sua excelência em gestão poderia pavimentar o caminho do equilíbrio para fugir dos extremismos. A possibilidade de o governador de São Paulo Geraldo Alckmin vir a disputar a Presidência em 2018, porém, fechou esse caminho para Hartung, já que o tucano tem o mesmo perfil e um eleitorado muito maior. 
 
Na mesma semana em que as movimentações nacionais parecem ter azedado para o governador, ele retoma as agendas do interior, volta a fazer entregas e se volta para as pautas regionais. O que pode significar um alerta ao vice-governador César Colnago. 
 
O vice estaria se fortalecendo para a disputa do próximo ano. A impressão passada nos meios políticos era de que o governador fosse se afastar em abril para buscar a acomodação nacional. Mas a retomada da agenda local pode significar que ele não saia do governo e se mantenha para disputar a reeleição. 
 
Por outro lado, o governador pode também buscar uma forma de fortalecimento para a disputa ao Senado ou ainda pode se desincompatibilizar, mas ainda assim disputar a eleição ao governo. De qualquer forma, o cenário segue paralisado com as movimentações cada vez mais incertas do governador. 
 
Fragmentos:
 
1 – A reforma da Previdência pode comprometer a reeleição de muita gente. A falta de clima para a votação mostra que a classe política está preocupada. O governador é favorável, agora a dúvida é se ele vai continuar apostando nesse discurso de que o eleitor não vai rejeitar quem defende a matéria. 
}
2 – Se na disputa de deputado federal, o PR está bem adiantado com as disputas da ex-deputada Lauriete e o reforço do deputado estadual Gilsinho Lopes, para a disputa à Assembleia Legislativa, a situação é diferente. O partido não tem quadros de destaque para a eleição.  
 
3 – O vereador de Barra de São Francisco, Mulinha (PDT) denunciou ao Ministério Público o prefeito Alencar Marim (PT) de ter descumprido prazos determinados pela Lei Orgânica para apresentação do Plano Pluriaual.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Mesa aberta

Sergio Majeski não deve definir, agora, seu destino partidário. Mas já tem duas certezas: não fica no PSDB, nem aceita compor numa vice em chapa majoritária

OPINIÃO
Editorial
À oposição, o respeito!
Seja manifestando uma simples opinião ou criticando medidas do próprio legislativo ou do governo, falou em Sergio Majeski, o tiroteio é garantido
Piero Ruschi
Carta de aniversário ao papai
‘Venho lhe desejar um feliz aniversário de 102 anos, o mais feliz possível, diante de todas mazelas que atormentam o Museu que o senhor criou e o meio ambiente que tanto defendeu
Gustavo Bastos
Destino e acaso
''Quanto ao cético do acaso, ele chama destino de delírio e acaso de nada''
Geraldo Hasse
Em defesa da soberania
Manifesto combate o entreguismo, filho dileto do colonialismo neoliberal
Roberto Junquilho
Os pequenos se movem
Para garantir verba do fundo partidário, siglas como o PCdoB têm que apresentar chapa majoritária em 2018. E, no Estado, como fica?
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

Quem me ensinou a nadar
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Quem quer dinheiro?
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Com festa no Palácio Anchieta, governador sanciona lei de socorro aos municípios

Militares do Estado contestam governo Hartung em ADI protocolada no Supremo

Os pequenos se movem

Vereador de Vitória aponta manobra para reduzir R$ 12 milhões da Educação em 2018

Greve vai parar ônibus da Grande Vitória na terça-feira, anuncia sindicato