Seculo

 

Reitoria tenta 'jeitinho' para discutir aumento do RU


01/12/2017 às 16:23
O reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Reinaldo Centoducatte, foi novamente forçado a cancelar uma sessão do Conselho Universitário, do qual é presidente. A reunião debateria o reajuste do valor da refeição do Restaurante Universitário (RU) para estudantes de R$ 1,50 para R$ 5. Mas uma mobilização de técnicos e estudantes a inviabilizou. A reunião aconteceria às 13h30 dessa quinta (30).
Desta vez, o presidente do Conselho Universitário tentou dar um "jeitinho" para discutir o tema. O estudante de Engenharia de Computação e representante discente no conselho, Hudson Ribeiro, explica que a pauta da reunião foi divulgada terça-feira (8) com apenas a flexibilização da jornada dos servidores como item. Às 19h de quarta-feira (29), no entanto, foi informado de que o reajuste no RU seria incluído na pauta. 
 
“A Reitoria incluiu o RU na puta sem aviso prévio, para não dar a possibilidade de mobilização dos estudantes para um assunto tão importante”, lamenta Hudson. O regimento do conselho determina o envio da pauta das reuniões com 48 horas de antecedência.
 
Com dois assuntos delicados, a reunião atraiu cerca de 30 pessoas, entre estudantes e servidores. “Eram pautas importantes para as duas categorias”, diz Hudson. Exigindo participação na reunião, o grupo ocupou a sala de reuniões e colocou o conselho em um impasse, que desembocou no cancelamento da sessão. 
 
Segundo Hudson, a Reitoria não está se cumprindo a promessa de discutir o reajuste no RU em uma assembleia específica do conselho. “Isso foi afirmado em uma reunião, mas depois desses últimos episódios, acho que já não está de pé”, pontua.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Mesa aberta

Sergio Majeski não deve definir, agora, seu destino partidário. Mas já tem duas certezas: não fica no PSDB, nem aceita compor numa vice em chapa majoritária

OPINIÃO
Editorial
À oposição, o respeito!
Seja manifestando uma simples opinião ou criticando medidas do próprio legislativo ou do governo, falou em Sergio Majeski, o tiroteio é garantido
Piero Ruschi
Carta de aniversário ao papai
‘Venho lhe desejar um feliz aniversário de 102 anos, o mais feliz possível, diante de todas mazelas que atormentam o Museu que o senhor criou e o meio ambiente que tanto defendeu
Gustavo Bastos
Destino e acaso
''Quanto ao cético do acaso, ele chama destino de delírio e acaso de nada''
Geraldo Hasse
Em defesa da soberania
Manifesto combate o entreguismo, filho dileto do colonialismo neoliberal
Roberto Junquilho
Os pequenos se movem
Para garantir verba do fundo partidário, siglas como o PCdoB têm que apresentar chapa majoritária em 2018. E, no Estado, como fica?
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

Quem me ensinou a nadar
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Quem quer dinheiro?
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Manifesto denuncia ameaças a lideranças mobilizadas contra agrotóxicos em Boa Esperança

Fundação Renova é multada e Samarco/Vale-BHP vira alvo de mais uma ação civil pública

Morre Chico Flores

Trabalhadores encerram Greve em Brasília e Jejum nos estados

Com festa no Palácio Anchieta, governador sanciona lei de socorro aos municípios