Seculo

 

Obra de restauração da Casa Carneiro será entregue neste sábado


04/12/2017 às 13:38
O Sítio Histórico de Itapina, em Colatina (região noroeste), recebe dois importantes eventos no próximo sábado (9): a entrega das obras da “Casa Carneiro”, imóvel tombado que passou por processo de restauração e reforma, e o encerramento do projeto “Histórias em Migalhas – Memória oral do povo de Itapina”. As duas iniciativas foram contempladas por editais de fomento da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

A “Casa Carneiro”, também conhecida como Casa da Crenilda, é uma edificação datada do começo do século XX e que passou por um processo de nove meses de restauro e reforma.  Além do futuro programa de hospedagem “Cama e Café”, o projeto tem como intuito incentivar a comunidade a promover ações similares de conservação de seus imóveis. A entrega da obra acontece às 18 horas e contará com a presença de diversas autoridades, entre eles, o secretário de Cultura, João Gualberto.

Já o projeto social “Histórias em Migalhas – Memória oral do povo de Itapina” foi iniciado em maio, com objetivo de incentivar o registro de histórias dos moradores do Sítio Histórico por meio de rodas de Conversa e oficinas, realizadas no Museu Virginia Tamanini, localizado no distrito. Agora a ação se encerra com uma programação especial a partir das 18h30, com lançamento de um livro digital (e-book) com as histórias contadas durante o projeto, além da feira gastronômica e atrações musicais.

De acordo com Adriana Kemil, umas das organizadoras do projeto, o livro registra todos os relatos colhidos durante as rodas de conversa com a intenção de preservar as narrações em forma de mídia digital. “O projeto faz com que todos os envolvidos e aqueles que futuramente venham a conhecer o material descubram e valorizem cada vez mais a história de nosso Estado. A nossa iniciativa poderá ser aplicada posteriormente nos outros sítios históricos do Estado”, destaca. O projeto teve apoio institucional da Secretaria Estadual de Cultura e o suporte da Secretaria Municipal de Cultura de Colatina.

Confira a programação do evento:

18h - Abertura das barracas de comida/bebida/artesanato e espaço de recreação infantil
19h Início da contação de histórias com Tiana Magalhães e Marta Samõr
20h - Solenidade com apresentação do relatório final do projeto
20h30 - Lançamento do e-book e abertura das três exposições no Museu Virginia Tamanini
21h - Moda de viola no palco.

Serviço
Entrega da obra de restauração da Casa Carneiro

Data: 09 de Dezembro de 2017 (sábado)
Horário: 18 horas
Endereço: Avenida Elisa Castiglione Rosa, 448, Colatina.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Mesa aberta

Sergio Majeski não deve definir, agora, seu destino partidário. Mas já tem duas certezas: não fica no PSDB, nem aceita compor numa vice em chapa majoritária

OPINIÃO
Editorial
À oposição, o respeito!
Seja manifestando uma simples opinião ou criticando medidas do próprio legislativo ou do governo, falou em Sergio Majeski, o tiroteio é garantido
Piero Ruschi
Carta de aniversário ao papai
‘Venho lhe desejar um feliz aniversário de 102 anos, o mais feliz possível, diante de todas mazelas que atormentam o Museu que o senhor criou e o meio ambiente que tanto defendeu
Gustavo Bastos
Destino e acaso
''Quanto ao cético do acaso, ele chama destino de delírio e acaso de nada''
Geraldo Hasse
Em defesa da soberania
Manifesto combate o entreguismo, filho dileto do colonialismo neoliberal
Roberto Junquilho
Os pequenos se movem
Para garantir verba do fundo partidário, siglas como o PCdoB têm que apresentar chapa majoritária em 2018. E, no Estado, como fica?
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

Quem me ensinou a nadar
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Quem quer dinheiro?
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Com festa no Palácio Anchieta, governador sanciona lei de socorro aos municípios

Militares do Estado contestam governo Hartung em ADI protocolada no Supremo

Os pequenos se movem

Vereador de Vitória aponta manobra para reduzir R$ 12 milhões da Educação em 2018

Greve vai parar ônibus da Grande Vitória na terça-feira, anuncia sindicato