Seculo

 

Vidigal e Da Vitória costuram consenso para encontro estadual do PDT


04/12/2017 às 17:56
Depois de uma longa conversa que começou na manhã desta segunda-feira (4) e avançou pela tarde, o consenso foi costurado para o Encontro estadual do PDT, que acontecerá neste sábado (9), na Serra. O deputado federal Sérgio Vidigal esteve no gabinete do deputado estadual Josias Da Vitória, na Assembleia, para costurar uma solução para o impasse que se estabeleceu desde que Da Vitória cogitou deixar a legenda. 
 
Na conversa, ficou definida a divisão do diretório estadual e também uma flexibilização da composição da Executiva do partido. Com isso, Vidigal deve ser novamente reconduzido ao comando do PDT estadual e Da Vitória, que vinha conversando com outras siglas, deve permanecer no partido, pelo qual disputará uma vaga de deputado federal na eleição do próximo ano. 
 
Embora não tivesse demonstrado o interesse em gerir o partido, Da Vitória afirmou que vinha sendo estimulado por outras lideranças a disputar a presidência do partido. Mas a demonstração de desprendimento do deputado federal, que o procurou para a costura de um consenso, ajudou no debate, garantindo a participação de Da Vitória também na distribuição das vagas do diretório e da Executiva. 
 
Para o PDT, o consenso é importante porque fortalece Vidigal para o comando do partido e evita que alegenda perca uma liderança com o peso político de Da Vitória. Além disso, o encontro de sábado passa a ter foco na vinda do presidenciável do partido, Ciro Gomes, e do presidente nacional, Carlos Lupi. 
 
Uma disputa pelo comando da sigla poderia ofuscar a participação das lideranças nacionais. Vidigal comanda o partido no Espírito Santo há 14 anos. Sua consolidação à frente da legenda para 2018 dá a ele também as ferramentas para uma costura política que erga um palanque para o presidenciável do partido ou que se acomode em um palanque sob a orientação da nacional. 
 
Com isso a tradicional aliança com o governador Paulo Hartung (PMDB) ficará submetida ao interesse da nacional sobre o cenário no Estado na disputa presidencial. A acomodação proporcional também deverá ser repensada, afinal, tanto Vidigal quanto Da Vitória devem disputar uma cadeira na Câmara. Embora se fale em Vidigal descer um degrau, disputando a Assembleia Legislativa, para se aproximar do eleitorado, seu capital político pode não permitir a movimentação. 
 
A convenção do PDT, com chapa única, acontece neste sábado (9) a partir das 9 horas, no Golaço, em Laranjeiras, Serra.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Mesa aberta

Sergio Majeski não deve definir, agora, seu destino partidário. Mas já tem duas certezas: não fica no PSDB, nem aceita compor numa vice em chapa majoritária

OPINIÃO
Editorial
À oposição, o respeito!
Seja manifestando uma simples opinião ou criticando medidas do próprio legislativo ou do governo, falou em Sergio Majeski, o tiroteio é garantido
Piero Ruschi
Carta de aniversário ao papai
‘Venho lhe desejar um feliz aniversário de 102 anos, o mais feliz possível, diante de todas mazelas que atormentam o Museu que o senhor criou e o meio ambiente que tanto defendeu
Gustavo Bastos
Destino e acaso
''Quanto ao cético do acaso, ele chama destino de delírio e acaso de nada''
Geraldo Hasse
Em defesa da soberania
Manifesto combate o entreguismo, filho dileto do colonialismo neoliberal
Roberto Junquilho
Os pequenos se movem
Para garantir verba do fundo partidário, siglas como o PCdoB têm que apresentar chapa majoritária em 2018. E, no Estado, como fica?
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

Quem me ensinou a nadar
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Quem quer dinheiro?
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Com festa no Palácio Anchieta, governador sanciona lei de socorro aos municípios

Militares do Estado contestam governo Hartung em ADI protocolada no Supremo

Os pequenos se movem

Vereador de Vitória aponta manobra para reduzir R$ 12 milhões da Educação em 2018

Greve vai parar ônibus da Grande Vitória na terça-feira, anuncia sindicato