Seculo

 

Associação alerta para defasagem de servidores no Incaper


07/12/2017 às 17:32
Com um quadro atual de cerca de 600 funcionários, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) deve diminuir seu efetivo para 500 em 2018. Os dados são do presidente da Associação dos Servidores do Incaper (Assin), Edgar Antônio Formentini, que usou o Grande Expediente da sessão ordinária dessa quarta-feira (6) para falar da situação do instituto. Ele foi indicado pelo deputado Padre Honório (PT). 
 
De acordo com Formentini, o quadro ideal para atuar em todas as regiões do Estado seria de 900 funcionários, o que preocupa, já que no próximo ano cerca de 100 servidores devem se aposentar. “Conclamamos os deputados para entrarem com a gente nessa luta para que possamos reverter essa situação”, afirmou.
 
O presidente da associação informou que cerca de 70 mil agricultores ainda não conseguem ter o acesso ideal à assistência técnica oferecida pelo instituto, por conta da defasagem no efetivo. Ele também chamou a atenção para a situação salarial dos servidores. “Estamos numa situação delicada, nosso plano de saúde subiu 80% e os nossos salários estão congelados há quatro anos”, disse.
 
Formentini solicitou um investimento forte em crédito e extensão rural para evitar o que ele chama de “sucessão rural”, que é a saída do campo dos filhos de agricultores familiares para a cidade atrás de oportunidades, com a escassez de oferta de trabalho. “Se isso acontecer vamos observar uma queda brusca na oferta de alimentos, já que 70% da comida que se consome no Espírito Santo vem da agricultura familiar”, finalizou.
 
No mês passado, o Incaper completou 61 anos e os servidores lançaram uma campanha de valorização da categoria. Eles denunciam sucateamento, reflexo da política de cortes lineares proposta pelo governador Paulo Hartung (PMDB).

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Apertem os cintos...

Senadora Rose de Freitas, a ‘mãe do aeroporto’, corre o risco de perder o melhor da festa para Paulo Hartung

OPINIÃO
Editorial
Disciplina X Autoritarismo
Hartung tem sido um péssimo exemplo para a tropa da PM no que diz respeito ao cumprimento das leis
Gustavo Bastos
Sobre um pesadelo
“Nos meus oito ou nove anos de idade, eu tinha obsessão pelos diferentes nomes dados ao tinhoso”
Roberto Junquilho
Gestão hi-tech
O prefeito de Vitória, como seguidor da modernidade, agora virou ator de peças publicitárias
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

A arte de pilotar motocicletas – ou com Chico na garupa
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Yes, nós também!
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Disciplina X Autoritarismo

Evangélicos se dividem em dois grupos na disputa deste ano

Sobre um pesadelo

Apertem os cintos...

Gestão hi-tech