Seculo

 

Exposição retrata devoção a São Benedito em Conceição da Barra


27/12/2017 às 11:01
Para marcar os Festejos do Ticumbi de Conceição da Barra e a São Benedito, a fotógrafa e professora de Artes de Vitória, Aline Meirelles, e o grupo Ticumbi de São Benedito Mestre Terto apresentam a 1ª Exposição Reis em Devoção, com abertura no próximo domingo (31), na Casa da Cultura Hermógenes Lima Fonseca, e nos próximos dias 19 e 20 de janeiro, na Praça de São Sebastião, em Itaúnas.
 
A exposição fotográfica pretende revelar e difundir a manifestação folclórica como uma importante procissão ritualística dos brincantes do município de Conceição da Barra, devotos a São Benedito, santo padroeiro dos negros e pobres. 
 
Os registros apresentados foram realizados a partir da observação desse patrimônio cultural nos anos de 2015 a 2017 e apontam aspectos ligados à ancestralidade na perpetuação desse ritual.
 
“Absortos em uma cadência rítmica envolvente, reis bailam ao som de espadas, pandeiros e viola. Espadas essas que carregam a memória de gerações de brincantes que perpetuam seus saberes marcados por um passado de luta de preservação da sua cultura, que remonta à época do cativeiro. Os personagens desse auto-religioso são reis em devoção a São Benedito", descreve Aline.
 
O ritual que atravessa mais de três séculos ocorre todo ano em Conceição da Barra. Começa nos ensaios, meses antes do cortejo, e se estendem nos dias 31 de dezembro ao dia 1º de janeiro, reforçando a identidade cultural de uma comunidade oriunda de antigos escravos do Sapê do Norte. 
"O cortejo transporta e difunde saberes, devoção e sentimento de pertencimento das comunidades quilombolas participantes dessa devoção”, completa a fotógrafa.
 
A abertura da exposição na Casa da Cultura Hermógenes Lima Fonseca, em Conceição da Barra, será às 8 horas, com a chegada no local do Ticumbi de São Benedito. Já na Praça de Itaúnas, será às 20 horas, nos dias 19 e 20 de janeiro próximo, quando ocorre  a festa tradicional da vila.
 
A exposição tem apoio da Secretaria Municipal de Conceição da Barra.
 
Serviço:
1ª Exposição Reis em Devoção
De 31 de dezembro a 20 de janeiro.
Casa da Cultura Hermógenes Lima Fonseca (antigo Trapiche): abertura 31 de dezembro, às 8 horas.
Praça de Itaúnas: dias 19 e 20 de janeiro, às 20 horas.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

Dependência total

Tendência é Colnago crescer cada vez mais, pois PH não tem outra saída. Se a oposição não souber contê-lo, vai perder o bonde

OPINIÃO
JR Mignone
Mais uma campanha
A campanha deste ano será diferente, menos enjoativa, menos abrangente nas mídias de rádio e TV, mas com muitas acusações e apelos ridículos
Roberto Junquilho
Nem tudo o que parece é!
Investigação a Ferraço, exoneração no Iema...casos podem dar dor de cabeça aos envolvidos em ano de eleição
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

Quem me ensinou a nadar
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

A moça no quadro
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Confira calendário dos ensaios técnicos para o carnaval

Cassiano Ricardo e o século XX