Seculo

 

Exposição retrata devoção a São Benedito em Conceição da Barra


27/12/2017 às 11:01
Para marcar os Festejos do Ticumbi de Conceição da Barra e a São Benedito, a fotógrafa e professora de Artes de Vitória, Aline Meirelles, e o grupo Ticumbi de São Benedito Mestre Terto apresentam a 1ª Exposição Reis em Devoção, com abertura no próximo domingo (31), na Casa da Cultura Hermógenes Lima Fonseca, e nos próximos dias 19 e 20 de janeiro, na Praça de São Sebastião, em Itaúnas.
 
A exposição fotográfica pretende revelar e difundir a manifestação folclórica como uma importante procissão ritualística dos brincantes do município de Conceição da Barra, devotos a São Benedito, santo padroeiro dos negros e pobres. 
 
Os registros apresentados foram realizados a partir da observação desse patrimônio cultural nos anos de 2015 a 2017 e apontam aspectos ligados à ancestralidade na perpetuação desse ritual.
 
“Absortos em uma cadência rítmica envolvente, reis bailam ao som de espadas, pandeiros e viola. Espadas essas que carregam a memória de gerações de brincantes que perpetuam seus saberes marcados por um passado de luta de preservação da sua cultura, que remonta à época do cativeiro. Os personagens desse auto-religioso são reis em devoção a São Benedito", descreve Aline.
 
O ritual que atravessa mais de três séculos ocorre todo ano em Conceição da Barra. Começa nos ensaios, meses antes do cortejo, e se estendem nos dias 31 de dezembro ao dia 1º de janeiro, reforçando a identidade cultural de uma comunidade oriunda de antigos escravos do Sapê do Norte. 
"O cortejo transporta e difunde saberes, devoção e sentimento de pertencimento das comunidades quilombolas participantes dessa devoção”, completa a fotógrafa.
 
A abertura da exposição na Casa da Cultura Hermógenes Lima Fonseca, em Conceição da Barra, será às 8 horas, com a chegada no local do Ticumbi de São Benedito. Já na Praça de Itaúnas, será às 20 horas, nos dias 19 e 20 de janeiro próximo, quando ocorre  a festa tradicional da vila.
 
A exposição tem apoio da Secretaria Municipal de Conceição da Barra.
 
Serviço:
1ª Exposição Reis em Devoção
De 31 de dezembro a 20 de janeiro.
Casa da Cultura Hermógenes Lima Fonseca (antigo Trapiche): abertura 31 de dezembro, às 8 horas.
Praça de Itaúnas: dias 19 e 20 de janeiro, às 20 horas.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Leonardo Duarte/Secom
Uma coisa só

Enquanto no campo nacional PRB e MDB ainda estão em fase de namoro, no Estado o partido já é um “puxadinho” de Hartung. E tudo começou com Roberto Carneiro...

OPINIÃO
Editorial
MPES omisso
Ministério Público decidiu não participar das audiências de custódia. Um dos prejuízos: denúncias contra tortura, comumente relatada por presos
Bruno Toledo
Por que negar os Direitos Humanos?
Não há nada de novo nesse discurso verde e amarelo que toma as ruas. É a simples manutenção das bases oligárquicas do Brasil
Eliza Bartolozzi Ferreira
Políticas de retrocesso
Dados educacionais do governo Paulo Hartung são alarmantes
JR Mignone
Enganosos
Fazendo uma comparação corajosa e dispersa, tanto as eleições do Brasil quanto a Copa do Mundo terão muita surpresas e varias decepções
Geraldo Hasse
Vampirismo neoliberal
O governo oferece refrescos aos trabalhadores enquanto suga seu sangue
Roberto Junquilho
Quem governa?
Um novo porto na região de Aracruz demonstra que, para as corporações, as minorias não importam
BLOGS
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Uh, Houston, temos um problem
MAIS LIDAS

Sindicato protocola denúncias contra Sesa por contratação de Organizações Sociais

Corrida ao Senado sinaliza mudança na bancada capixaba

Quem governa?

Vampirismo neoliberal

Greve dos professores de Vitória continua por tempo indeterminado