Seculo

 

Exposição retrata devoção a São Benedito em Conceição da Barra


27/12/2017 às 11:01
Para marcar os Festejos do Ticumbi de Conceição da Barra e a São Benedito, a fotógrafa e professora de Artes de Vitória, Aline Meirelles, e o grupo Ticumbi de São Benedito Mestre Terto apresentam a 1ª Exposição Reis em Devoção, com abertura no próximo domingo (31), na Casa da Cultura Hermógenes Lima Fonseca, e nos próximos dias 19 e 20 de janeiro, na Praça de São Sebastião, em Itaúnas.
 
A exposição fotográfica pretende revelar e difundir a manifestação folclórica como uma importante procissão ritualística dos brincantes do município de Conceição da Barra, devotos a São Benedito, santo padroeiro dos negros e pobres. 
 
Os registros apresentados foram realizados a partir da observação desse patrimônio cultural nos anos de 2015 a 2017 e apontam aspectos ligados à ancestralidade na perpetuação desse ritual.
 
“Absortos em uma cadência rítmica envolvente, reis bailam ao som de espadas, pandeiros e viola. Espadas essas que carregam a memória de gerações de brincantes que perpetuam seus saberes marcados por um passado de luta de preservação da sua cultura, que remonta à época do cativeiro. Os personagens desse auto-religioso são reis em devoção a São Benedito", descreve Aline.
 
O ritual que atravessa mais de três séculos ocorre todo ano em Conceição da Barra. Começa nos ensaios, meses antes do cortejo, e se estendem nos dias 31 de dezembro ao dia 1º de janeiro, reforçando a identidade cultural de uma comunidade oriunda de antigos escravos do Sapê do Norte. 
"O cortejo transporta e difunde saberes, devoção e sentimento de pertencimento das comunidades quilombolas participantes dessa devoção”, completa a fotógrafa.
 
A abertura da exposição na Casa da Cultura Hermógenes Lima Fonseca, em Conceição da Barra, será às 8 horas, com a chegada no local do Ticumbi de São Benedito. Já na Praça de Itaúnas, será às 20 horas, nos dias 19 e 20 de janeiro próximo, quando ocorre  a festa tradicional da vila.
 
A exposição tem apoio da Secretaria Municipal de Conceição da Barra.
 
Serviço:
1ª Exposição Reis em Devoção
De 31 de dezembro a 20 de janeiro.
Casa da Cultura Hermógenes Lima Fonseca (antigo Trapiche): abertura 31 de dezembro, às 8 horas.
Praça de Itaúnas: dias 19 e 20 de janeiro, às 20 horas.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Ales
Mais do mesmo

Na carona de Amaro Neto, lideranças do bloco governista pretendem manter pelo menos dez deputados estaduais na Assembleia. Já pensou...

OPINIÃO
Editorial
Donos das terras
Decisão em favor da titularidade do território quilombola no Estado é um passo importante na reparação de uma injustiça histórica que protege os poderosos
Gustavo Bastos
Jeff Buckley e seu álbum Grace
''O álbum Grace foi lançado em agosto de 1994''
Wilson Márcio Depes
A onipresença da violência
Os elevados índices de violência vêm favorecendo, de forma decisiva, o discurso de candidatos. É fácil verificar
Roberto Junquilho
O foco é o segundo turno
A estratégia do grupo palaciano é atrair a senadora Rose de Freitas para o segundo turno
BLOGS
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Último desejo
MAIS LIDAS

Lama da Samarco/Vale-BHP pode ser bomba relógio de metais pesados

Colnago se firma como candidato ao governo, mas não unifica o bloco hartunguista

Indicação do líder do governo para o TCE abre nova frente para oposição na Assembleia

Donos das terras

Jeff Buckley e seu álbum Grace