Seculo

 

Academias empregam falsos professores de educação física no Estado


05/01/2018 às 14:30
Sessenta e cinco falsos profissionais estão orientando atividades de Educação Física em academias e outros estabelecimentos no Espírito Santo.  As irregularidades não param ai: 143 casos de estabelecimentos fora do regulamento foram registrados em 25 municípios capixabas. 
 
A denúncia, feita nesta sexta-feira (5),  é do Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região (CREF1), que cobre o Espirito Santo e o Rio de Janeiro.
 
As diligências do Conselho Regional de Educação Física no Espírito Santo foram realizadas de janeiro a dezembro de 2017.  O conselho aponta que do total de casos de exercício ilegal, 32  foi em musculação,  seguido por treino de condicionamento físico, com dez casos e ginástica, com sete falsos professores em atuação.
 
O CREF1 não aponta os estabelecimentos onde foram constatadas as irregularidades. Mas informa que a Serra foi o município com maior número de acontecimentos, com 15 flagrantes, seguido por Vila Velha, com nove, e Vitória, com oito irregularidades.
 
Dos casos registrados na Serra, dez foram em musculação, dois em condicionamento físico, dois em ginástica e um  em condicionamento aeróbio.
 
Em Vila Velha, três falsos profissionais atuavam em musculação, dois em condicionamento físico, dois em condicionamento aeróbio, um em alongamento e um em natação.
 
No município de Vitória, foram comprovados dois  casos de falsos professores na musculação. Foram registradas casos de treinadores com atuação irregular em  vôlei, futebol, circuito, ginástica, tênis e condicionamento aeróbio, um em cada.
 
“No município de Cariacica, os fiscais flagraram cinco  leigos na musculação e um em natação. As cidades de São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim registraram quatro  casos cada”, diz o conselho. As ocorrências de professores ilegais foram em musculação e ginástica.
 
Em Guarapari foram constatados exercícios ilegais de professores em futebol, ginástica e condicionamento físico. Também com três irregularidades,  Colatina tinha professores ilegais em musculação, com dois casos, e condicionamento físico.
 
Em Mucurici, as irregularidades foram constatadas em musculação, com dois casos e ginástica rítmica. Os municípios de Santa Teresa, São Gabriel da Palha e Linhares tiveram duas ocorrências, uma delas em tênis.
 
Um caso de irregularidade, cada, foi registrado em Aracruz, Montanha, Mimoso do Sul e Alegre. 
 
Além dos casos de exercício ilegal, o CREF1 também constatou irregularidades em estabelecimentos do Estado. Entre eles, 78 não possuíam registro de pessoa jurídica e nem responsável técnico nomeado junto ao CREF1; 36 salas estavam desprovidas de profissionais; e 29 profissionais atuavam fora de sua área de habilitação.
 
O conselho informa que “todos os casos de exercício ilegal foram encaminhados ao Ministério Público e os estabelecimentos irregulares estão com processos em andamento no Departamento Jurídico do Conselho”.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Ales
Mais do mesmo

Na carona de Amaro Neto, lideranças do bloco governista pretendem manter pelo menos dez deputados estaduais na Assembleia. Já pensou...

OPINIÃO
Editorial
Donos das terras
Decisão em favor da titularidade do território quilombola no Estado é um passo importante na reparação de uma injustiça histórica que protege os poderosos
Gustavo Bastos
Jeff Buckley e seu álbum Grace
''O álbum Grace foi lançado em agosto de 1994''
Wilson Márcio Depes
A onipresença da violência
Os elevados índices de violência vêm favorecendo, de forma decisiva, o discurso de candidatos. É fácil verificar
Roberto Junquilho
O foco é o segundo turno
A estratégia do grupo palaciano é atrair a senadora Rose de Freitas para o segundo turno
BLOGS
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Último desejo
MAIS LIDAS

Lama da Samarco/Vale-BHP pode ser bomba relógio de metais pesados

Colnago se firma como candidato ao governo, mas não unifica o bloco hartunguista

Indicação do líder do governo para o TCE abre nova frente para oposição na Assembleia

Donos das terras

Jeff Buckley e seu álbum Grace