Seculo

 

Projeto do PDM de Cariacica enviado à Câmara sequer discutiu altura dos prédios


09/01/2018 às 21:54
O projeto do Plano Diretor Municipal (PDM) que, transformado em lei, apontará as diretrizes para o crescimento do município de Cariacica para os próximos dez anos, foi enviado pela prefeitura à Câmara Municipal. Mas não foi construído com a necessária  participação da comunidade,  que sequer opinou sobre o gabarito dos prédios que podem ser construídos durante sua vigência.
 
A construção do projeto do PDM de Cariacica foi criticada por Dauri Correia da Silva, vice presidente do Conselho Estadual das Cidades (ConCidadES), representando a Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares do Estado do Espírito Santo (Famopes).
 
“Certamente o PDM não é o que poderia ser se os prazos para sua discussão fossem diferentes. Até mesmo a data em que a minuta foi colocada à disposição da comunidade, em época absolutamente inapropriada, que é o período do Natal e do Ano Novo. Foi uma brincadeira”, critica Dauri Correia.
 
Temas de extrema importância, como o gabarito dos prédios que poderão ser licenciados no período, também não entraram em pauta para participação da comunidade.
 
Dauri Correia é morador de Cariacica. Afirma que participou de três das 13 audiências sobre o PDM e em nenhuma delas a questão da altura dos prédios que poderão ser construídos em Cariacica foi discutida. O mercado mobiliário costuma pautar as discussões sobre este tema, e de maneira geral, tem grande influência no poder público municipal.
 
E a conta acaba sendo paga pela comunidade. A questão dos gabaritos não pode ficar fora da discussão com a comunidade, e é essencial, pois as edificações podem gerar alterações em diversas áreas, do trânsito ao esgotamento sanitário. Atualmente o município de Cariacica é disciplinado pela Lei 018/2007.  O projeto do PDM disciplinará a cidade  até o ano de 2027.
 
Mas sua construção apressada não considerou uma outra questão. A Lei Federal Nº 13.089, de 12 de janeiro de 2015, que Institui o Estatuto da Metrópole, autoriza os municípios a revisarem seus PDM em 2021. Então, na prática, a validade do PDM proposto poderá se encerar em 2021 e não em 2027.
 
Alterações
 
Algumas das modificações no município são apontadas, com a criação da áreas para crescimento econômico. É o caso de regiões próximas ao bairro Padre Mathias e outra, próxima ao rio Formate. Outras  áreas, como Itaquari, Alto Laje e Alto Boa Vista continuarão com áreas residenciais, e as novas construções terão que ser limitadas, considerando sua destinação para moradias.
 
O projeto de lei do PDM de Cariacica deverá ser votado na Câmara Municipal somente em fevereiro, devido ao recesso parlamentar.

Conheça a minuta de Lei do Plano Diretor Municipal 2017-2027.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Facebook
Sem freio

Palestras, CPI, ''showmícios'' e até lançamento de disco. Quem para o casal Magno Malta e Lauriete?

OPINIÃO
Editorial
A Ponte da Discórdia
Terceira Ponte entra novamente no centro dos debates políticos em ano eleitoral. Enquanto isso, a Rodosol continua rindo à toa...
Piero Ruschi
O Governo do ES e seu amor antigo ao desamparo ambiental
Mais um ''Dia Mundial do Meio Ambiente'' se passou. Foi um dia de ''comemoração'' (política)
Gustavo Bastos
Conto surrealista
''virei pasta para entrar mais fácil na pintura de Dalí''
Eliza Bartolozzi Ferreira
A raposa cuidando do galinheiro
Na lógica do custo-benefício, governo Hartung entende que deve ofertar um ensino pasteurizado, de baixo custo e restrito a quem podem estudar em período integral
JR Mignone
A cobertura da Copa
No mês que antecedeu a Copa e no mês do desenrolar da competição, a Globo abusou da cobertura a ponto de cansar até o telespectador que gosta de esportes
Roberto Junquilho
A carne mais barata
A população de pessoas em situação de rua aumenta, como sinal de falência da gestão pública
BLOGS
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Entre a salada e o vinho
MAIS LIDAS

Hartung recebe alertas sobre gastos, publicidade e execução de programas em ano eleitoral

Ministério Público acusa superintendente do Ibama/ES de improbidade administrativa

Conto surrealista

Comunidade reforça que base da PM deve ser instalada na parte alta do Morro da Piedade

Sem freio