Seculo

 

Conselho de Juventude de Vila Velha abre inscrições para eleições


13/01/2018 às 23:32
Jovens entre 15 e 29, que façam parte de alguma instituição ou coletivo voltado à promoção e defesa dos direitos da juventude de Vila Velha, podem ser inscrever para a eleição do Conselho Municipal da Juventude (Conjuvv), biênio 2018/2020.

As inscrições prosseguem até o dia 9 de fevereiro e são gratuitas. O processo segue o estabelecido na Lei Municipal nº 5.642, de 11 de agosto de 2015.

O Comjuvv foi implementado em 2016, estando na sua primeira gestão. É paritário, sendo composto por 11 representantes do poder público municipal e 11 da sociedade civil. Sua principal atribuição é deliberar acerca das políticas pública que já existem e propor novas, para atender às demanda da Juventude.

O gerente de Juventude da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), e vice-presidente do Fórum Sudeste de Gestores de Juventude, Bruno Paixão, conta que Vila Velha é o 17º município capixaba no ranking de mortalidade de jovens, na faixa entre 15 e 29 anos.

“O Comjuvv é importante por trazer ao jovem a oportunidade de integrar, participar, acompanhar e colaborar com as políticas públicas para juventude do município”, afirma o conselheiro, destacando o grande número de coletivos de juventude na cidade, principalmente voltados ao hip hop e poesia.

As chamadas “batalhas” de hip hop e poesia Slam têm recebido apoio da prefeitura, por meio do empréstimo de equipamentos de som, conta Bruno, como uma das orientações do Conselho.

Entre as ações deliberadas dentro do Comjuvv, o gerente destaca a 1ª Semana da Juventude, realizada em setembro passado, as ações sobre DST e IST – doenças e infecções sexualmente transmissíveis, respectivamente – e as campanhas contra bullyng, além do lançamento estadual do programa federal ID Jovem, que concede descontos de 50% em eventos culturais e gratuidade viagens em viagens interestaduais, para jovens de famílias com renda até dois salários mínimos.

Na fila para análise da próxima gestão do Conselho, o Executivo elabora o projeto Vila Velha Mais Jovens, que está envolvendo as principais secretarias que têm envolvimento direto com o jovem, como a de Prevenção e Combate à Violência e Trânsito, a de Assistência Social, Educação, Saúde, Administração, a de Cultura, Esporte e Lazer e a de Desenvolvimento Sustentável.

Para se inscrever

O edital  e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Prefeitura. Após preenchida a ficha, o candidato deve encaminhá-la para a Academia de Letras de Vila Velha (órgão colegiado/Comjuvv), localizada na Rua 23 de Maio, na Prainha.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Leonardo Duarte/Secom
Uma coisa só

Enquanto no campo nacional PRB e MDB ainda estão em fase de namoro, no Estado o partido já é um “puxadinho” de Hartung. E tudo começou com Roberto Carneiro...

OPINIÃO
Editorial
MPES omisso
Ministério Público decidiu não participar das audiências de custódia. Um dos prejuízos: denúncias contra tortura, comumente relatada por presos
Bruno Toledo
Por que negar os Direitos Humanos?
Não há nada de novo nesse discurso verde e amarelo que toma as ruas. É a simples manutenção das bases oligárquicas do Brasil
Eliza Bartolozzi Ferreira
Políticas de retrocesso
Dados educacionais do governo Paulo Hartung são alarmantes
JR Mignone
Enganosos
Fazendo uma comparação corajosa e dispersa, tanto as eleições do Brasil quanto a Copa do Mundo terão muita surpresas e varias decepções
Geraldo Hasse
Vampirismo neoliberal
O governo oferece refrescos aos trabalhadores enquanto suga seu sangue
Roberto Junquilho
Quem governa?
Um novo porto na região de Aracruz demonstra que, para as corporações, as minorias não importam
BLOGS
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Uh, Houston, temos um problem
MAIS LIDAS

Sindicato protocola denúncias contra Sesa por contratação de Organizações Sociais

Corrida ao Senado sinaliza mudança na bancada capixaba

Quem governa?

Vampirismo neoliberal

Greve dos professores de Vitória continua por tempo indeterminado