Seculo

 

Conselho de Juventude de Vila Velha abre inscrições para eleições


13/01/2018 às 23:32
Jovens entre 15 e 29, que façam parte de alguma instituição ou coletivo voltado à promoção e defesa dos direitos da juventude de Vila Velha, podem ser inscrever para a eleição do Conselho Municipal da Juventude (Conjuvv), biênio 2018/2020.

As inscrições prosseguem até o dia 9 de fevereiro e são gratuitas. O processo segue o estabelecido na Lei Municipal nº 5.642, de 11 de agosto de 2015.

O Comjuvv foi implementado em 2016, estando na sua primeira gestão. É paritário, sendo composto por 11 representantes do poder público municipal e 11 da sociedade civil. Sua principal atribuição é deliberar acerca das políticas pública que já existem e propor novas, para atender às demanda da Juventude.

O gerente de Juventude da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), e vice-presidente do Fórum Sudeste de Gestores de Juventude, Bruno Paixão, conta que Vila Velha é o 17º município capixaba no ranking de mortalidade de jovens, na faixa entre 15 e 29 anos.

“O Comjuvv é importante por trazer ao jovem a oportunidade de integrar, participar, acompanhar e colaborar com as políticas públicas para juventude do município”, afirma o conselheiro, destacando o grande número de coletivos de juventude na cidade, principalmente voltados ao hip hop e poesia.

As chamadas “batalhas” de hip hop e poesia Slam têm recebido apoio da prefeitura, por meio do empréstimo de equipamentos de som, conta Bruno, como uma das orientações do Conselho.

Entre as ações deliberadas dentro do Comjuvv, o gerente destaca a 1ª Semana da Juventude, realizada em setembro passado, as ações sobre DST e IST – doenças e infecções sexualmente transmissíveis, respectivamente – e as campanhas contra bullyng, além do lançamento estadual do programa federal ID Jovem, que concede descontos de 50% em eventos culturais e gratuidade viagens em viagens interestaduais, para jovens de famílias com renda até dois salários mínimos.

Na fila para análise da próxima gestão do Conselho, o Executivo elabora o projeto Vila Velha Mais Jovens, que está envolvendo as principais secretarias que têm envolvimento direto com o jovem, como a de Prevenção e Combate à Violência e Trânsito, a de Assistência Social, Educação, Saúde, Administração, a de Cultura, Esporte e Lazer e a de Desenvolvimento Sustentável.

Para se inscrever

O edital  e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Prefeitura. Após preenchida a ficha, o candidato deve encaminhá-la para a Academia de Letras de Vila Velha (órgão colegiado/Comjuvv), localizada na Rua 23 de Maio, na Prainha.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Ales
Mais do mesmo

Na carona de Amaro Neto, lideranças do bloco governista pretendem manter pelo menos dez deputados estaduais na Assembleia. Já pensou...

OPINIÃO
Editorial
Donos das terras
Decisão em favor da titularidade do território quilombola no Estado é um passo importante na reparação de uma injustiça histórica que protege os poderosos
Gustavo Bastos
Jeff Buckley e seu álbum Grace
''O álbum Grace foi lançado em agosto de 1994''
Wilson Márcio Depes
A onipresença da violência
Os elevados índices de violência vêm favorecendo, de forma decisiva, o discurso de candidatos. É fácil verificar
Roberto Junquilho
O foco é o segundo turno
A estratégia do grupo palaciano é atrair a senadora Rose de Freitas para o segundo turno
BLOGS
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Último desejo
MAIS LIDAS

Lama da Samarco/Vale-BHP pode ser bomba relógio de metais pesados

Colnago se firma como candidato ao governo, mas não unifica o bloco hartunguista

Indicação do líder do governo para o TCE abre nova frente para oposição na Assembleia

Donos das terras

Jeff Buckley e seu álbum Grace