Seculo

 

Novo bloco levará reivindicações do povo negro ao Carnaval de Vitória


15/01/2018 às 16:44
O Bloco Afro Kizomba será uma das novidades do carnaval capixaba em 2018. Recém-lançado, ele pretende ser uma alternativa política e cultural para dar visibilidade à comunidade afro-capixaba e suas demandas sociais.
 
O enredo desse ano está definido: "De Isabel a Temer: 130 anos sem reparação", em referência tanto ao aniversário da Lei Áurea, que não garantiu políticas de reparação e inclusão do povo negro, quanto à atual situação do país, contestando medidas como a Reforma Trabalhista, que o grupo entende que prejudica o trabalhador e especialmente os negros e negras.
 
"A gente considera que o carnaval é uma festa popular que tem muito da origem negra. Aqui no Espírito Santo ainda não tinha um bloco que demarcasse essa matriz racial. A ideia do Afro Kizomba, é promover alegria e descontração, mas também reforçando essa matriz racial existente na sociedade brasileira e em nosso carnaval", explica Lula Rocha, um dos organizadores do bloco.
 
O grupo promete ir do congo ao maracatu, passando pelo samba, axé, funk e pontos de matriz africana, sem deixar de valorizar outras manifestações locais como jongo e Folia de Reis. Além do som, promete diversas alas, intervenções e performances. O desfile do bloco acontecerá no sábado de Carnaval no Centro de Vitória. "Identificamos um certo esvaziamento da cultura no Centro por falta de apoio por parte do poder público, então também protestamos por conta disso lá, onde também costumam se concentrar outros blocos alternativos", afirma Lula.
 
Na semana passada aconteceu uma reunião de organização do bloco, com presença de cantores, instrumentistas e outros interessados. Os ensaios são abertos para quem quiser assistir ou tocar no bloco e acontecerão nas quartas-feiras (17 e 24 de janeiro e 7 de fevereiro), às 18h, no Museu Capixaba do Negro (Mucane), localizado próximo ao Parque Moscoso, Centro de Vitória. Um ensaio extra ainda acontecerá no domingo (27), às 17h. A saída do Bloco Afro Kizomba será no dia 10 de fevereiro, com concentração a partir das 15 horas, no Mucane.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

OPINIÃO
Editorial
Maquiagem oficial
Depois de episódios de repressão, governo Hartung tira a semana para valorizar uma das piores áreas de sua gestão: segurança pública
JR Mignone
Rádio Carnaval
'Taí' um dos poucos eventos em que o rádio perde feio para a televisão
Geraldo Hasse
Retalho colorido
Incrível depoimento do capixaba Roberto Menescal a Rolandro Boldrin no programa Sr. Brasil
Roberto Junquilho
O dia seguinte
O governador Paulo Hartung terá que se voltar mais intensamente à sua sucessão, depois de desfeito o sonho de ser vice de Luciano Huck
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

A arte de pilotar motocicletas – ou com Chico na garupa
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Estranho mundo velho
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Majeski busca sensibilizar presidente do TJES sobre fechamento de escolas

Desmonte da Assistência Técnica e Extensão Rural atinge agricultura familiar do Estado

Repasses da prefeitura à Lieges já foram alvos de investigações no MPES e Polícia Civil

Imetame será tema de audiência pública em Aracruz

Mergulho profissional sem condições de segurança condena empresas no Estado