Seculo

 

Definido o confronto


24/01/2018 às 22:17
A condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira (24), em Porto Alegre, na realidade desencadeia o processo eleitoral em todo o país e reforça as alianças que ainda se encontram em estado de gestação no Espírito Santo. 
 
Com a confirmação de que, apesar da condenação, Lula será candidato a presidente da República, o PT começa a ampliar os contatos, visando fortalecer o movimento. 
 
Duas correntes competitivas já estão no cenário: de um lado, o vice-governador César Colnago (PSDB), substituto legal do governador Paulo Hartung, que deverá se desincontabilizar do cargo até abril, para entrar na disputa, seja em nível nacional ou por uma vaga no Senado. 
 
Nos últimos dias, o vice-governador, na interinidade do cargo por força de férias do titular, que reassume nesta sexta-feira (26), deu mostra suficiente de que não quer perder a oportunidade favorável.
 
Na outra ponta do confronto, pelo menos até agora, o ex-governador Renato Casagrande (PSB) aparece mais à vontade com a roupagem de candidato ao Palácio Anchieta. Em companhia do PT, com quem já vem conversando animadamente.
 
Existem rusgas no partido, por conta das ligações do presidente da sigla, João Coser, com o governo Paulo Hartung. Caso as coisas se compliquem, haverá uma intromissão decisiva do Diretório Nacional, diante da formação do chamado “Centrão”, que abrigará o pessoal de PH.  
 
O ex-governador terá esse apoio, necessário a uma boa campanha. Além disso, ele surfa na onda de levantamentos que inundam o cenário político, todas elas com uma marca em comum: a descida acentuada da densidade eleitoral do governador Paulo Hartung, inclusive nas classes A e B.
 
Esse dado é reforçado pelo fato de PH ter insistido na rápida aplicação dos recursos amealhados com sua política de austeridade, que alcança a soma de R$ l bilhão.
 
Para ele, é preciso fechar o quanto antes os buracos deixados ao longo de uma gestão que penaliza os servidores públicos e se omite diante de questões que tocam diretamente o dia a dia das pessoas.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

Crônica de uma eleição

Vagões do trem do governador Paulo Hartung estão acima da capacidade da locomotiva. Haja peso para carregar...

OPINIÃO
Editorial
Futuro interrompido
Onde estão os promotores, delegados, políticos e demais agentes públicos para berrarem em defesa da infância? Mortes no Heimaba são alarmantes e inadmissíveis!
JR Mignone
Nova rádio
Tudo modificado, tudo moderno na Rádio Globo
Roberto Junquilho
Para onde ir?
A crítica vazia e sem fundamento à classe política coloca em risco a democracia
BLOGS
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Arrogância também conta?
MAIS LIDAS

Flic-ES: 'As livrarias não vendem obras capixabas'

'Pensar a educação como a preparação do corpo para sentir, aprender e sonhar'

Vitória já poderia ter identificado as fontes de emissão de pó preto

Webdoc Corpo Flor reflete sobre negritude e sexualidade