Seculo

 

Justiça obriga Sedu a reabrir o ensino médio noturno em Santa Maria de Jetibá


31/01/2018 às 17:03
Vitória da comunidade em Santa Maria de Jetibá, região serrana do Estado: o ensino médio noturno nas escolas públicas do município terá que voltar a ser ministrado, e já. Atendendo a requerimento do promotor Helder Magevski de Amorim, o  juiz Marcelo Soares Gomes determinou à Secretaria de Estado da Educação (Sedu) a oferta do ensino no turno noturno, que é anseio da sociedade local.
“... Diante disso, uma vez comprovado o preenchimento dos requisitos necessários para a concessão de medida liminar, defiro o pedido de tutela de urgência e, por conseguinte, determino ao requerido (governo do Estado/Sedu) que realize as matrículas para o 1º, 2º e 3º anos do ensino médio no período noturno neste município”, determina o juiz em sua liminar.
 
A seguir Marcelo Soares Gomes nomeia as escolas estaduais: “EEEFM Graça Aranha, EEEFM São Luis (ambas na sede deste município), EEEFM Frederico Boldt (localizada em Caramuru), EEEFM Alto Possmoser e EEEM Francisco Guilherme (localizada em Garrafão), assim como, determina que o governo disponibilize o aparato necessário para a realização das aulas, sob pena de multa no valor de R$ 50.000,00”.
 
Autor da denuncia à Promotoria local do Ministério Público Estadual (MPES), o professor Swami Cordeiro Bérgamo comemorou a decisão do juiz Marcelo Soares Gomes. “A decisão foi acertada, coerente, que obriga o  governo do Estado a cumprir a Constituição Federal. A educação é essencial para o país”, afirma.
 
O professor também lembrou a correção e a presteza da ação do promotor Helder Magevski de Amorim neste caso.  A decisão do juiz foi divulgada nesta quarta-feira (31), mas foi tomada no último dia 24.   
 
O fechamento do ensino médio noturno das escolas de Santa Maria de Jetibá revoltou a comunidade. Vários setores se uniram contra a Sedu. O promotor materializou a revolta e,  liminarmente, requereu ao juiz local que o Estado abrisse aos interessados a possibilidade de matrícula nas turmas do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio no período noturno nas escolas estaduais de Santa Maria de Jetibá.
 
Na ação civil pública, o promotor afirma que a decisão de acabar com o ensino médio noturno afeta principalmente os adolescentes e jovens que residem neste município. Com o que concordou o juiz: “As provas juntadas na ação indicam que a não disponibilização do ensino médio no período noturno poderá comprometer a vida social de jovens e adolescentes que pretendem estudar e trabalhar”.
 
Os dados apontados são concludentes, segundo observa o promotor: “... Observa-se a necessidade da oferta do ensino noturno, já que 37% dos adolescentes entre 15 a 17 anos de idade estão fora do ambiente escolar”.
 
O juiz  também viu periculum in mora que, “... a seu turno, está consubstanciado na proximidade do início do ano letivo de 2018 na Rede Estadual, sendo assim, o direito fundamental à educação de jovens e adolescentes deste município ao acesso ao ensino médio no período noturno não pode ser prejudicado em razão do governo do Estado não ofertar as matrículas”.
 
A partir desta análise, o juiz decidiu definir o pedido de tutela de urgência e determinar à Sedu que realize imediatamente  as matrículas para o 1º, 2º e 3º anos do ensino médio no período noturno neste município, citando as escolas que deverão oferecer o ensino neste nível.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Alternativas

Com a mudança no tabuleiro eleitoral do Estado, os olhares se voltam para o palanque de Casagrande e pacto com Rose. Governo, Senado...quem vai?

OPINIÃO
Editorial
Maquiagem oficial
Depois de episódios de repressão, governo Hartung tira a semana para valorizar uma das piores áreas de sua gestão: segurança pública
Geraldo Hasse
Manobras perigosas
Os empresários, que surfaram na onda de Lula, estão assustados com a pororoca de Temer
JR Mignone
Banalização
O carnaval fez com que se desse uma trégua nas informações sobre política no Brasil
Roberto Junquilho
O novo com defeito
O prefeito Luciano Rezende esconde velho modelo da política com frase de efeito
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

A arte de pilotar motocicletas – ou com Chico na garupa
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Yes, nós também!
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Saída de Luiz Paulo deve provocar esvaziamento do PSDB no Estado

Operação tartaruga na educação em Linhares tem 90% de adesão

Manobras perigosas

Banalização

Hospital Bezerra de Farias suspende atendimento por falta de médicos