Seculo

 

Comunidades rurais que tiveram escolas extintas se mobilizam nas redes sociais


10/02/2018 às 19:37
Alunos, pais, professores e agricultores do interior capixaba somaram forças na luta contra o fechamento das escolas rurais e do ensino médio noturno. Deram um novo passo em termos de comunicação, com a criação de uma página na rede social Facebook.
Com o mote Pela Escola Pública, a página reúne, até agora, 90 seguidores. Seus idealizadores informam que a página visa promover a luta pela valorização da educação pública no Espírito Santo. E que defende uma educação pública, gratuita, democrática.

Informam ainda que “iniciamos com postagens sobre os casos de restrição de direitos, realizado pelo governo estadual, aos jovens de Afonso Cláudio e Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo”.
 
Em outro trecho, os idealizadores da página chamam o fechamento de escolas e do ensino noturno no interior como “casos de ataques aos direitos dos jovens”.  Tais ataques foram realizados pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) com um propósito único: o de lotar a Escola Viva, como no caso de Afonso Cláudio, mesmo que isso represente obrigar os estudantes a deixar de trabalhar nas lavouras com seus pais, e se deslocar por dezenas de quilômetros de suas comunidades até a sede municipal.
 
A comunidade criada na rede afirma que defende “uma educação pública, gratuita, democrática e de qualidade, que valorize os profissionais da educação e garanta os direitos das crianças e adolescentes, inclusive da juventude do campo”.
 
A mobilização é uma reação aos retrocessos da política educacional do governo Hartung, que penaliza cada vez mais os estudantes. A atual gestão já fechou 42 escolas em todo o Estado. Com a medida, sem poder se deslocar para outras escolas, distantes e servidas por péssimas estradas, o abandono das salas de aula  é cada mais frequente no Espirito Santo. Já em relação ao ensino noturno, em 2014, último ano do governo anterior, 361 escolas ofereciam, em 2018, são apenas 202 escolas.
 
 

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Alternativas

Com a mudança no tabuleiro eleitoral do Estado, os olhares se voltam para o palanque de Casagrande e pacto com Rose. Governo, Senado...quem vai?

OPINIÃO
Editorial
Maquiagem oficial
Depois de episódios de repressão, governo Hartung tira a semana para valorizar uma das piores áreas de sua gestão: segurança pública
Geraldo Hasse
Manobras perigosas
Os empresários, que surfaram na onda de Lula, estão assustados com a pororoca de Temer
JR Mignone
Banalização
O carnaval fez com que se desse uma trégua nas informações sobre política no Brasil
Roberto Junquilho
O novo com defeito
O prefeito Luciano Rezende esconde velho modelo da política com frase de efeito
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

A arte de pilotar motocicletas – ou com Chico na garupa
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Yes, nós também!
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Saída de Luiz Paulo deve provocar esvaziamento do PSDB no Estado

Operação tartaruga na educação em Linhares tem 90% de adesão

Manobras perigosas

Banalização

Hospital Bezerra de Farias suspende atendimento por falta de médicos