Seculo

 

A provocação de Rose


05/03/2018 às 14:45

Embora ainda não exista certeza sobre suas candidaturas, a leitura no mercado político é que o embate entre o governador Paulo Hartung e a senadora Rose de Freitas, para ver quem pode mais, fica a cada dia mais acirrado, em clara demonstração de que ambos irão disputar o governo do Estado em 2018.

Com muito estardalhaço, mas sem uma declaração explícita, a senadora reuniu uma multidão de eleitores, deputados, prefeitos e vereadores neste domingo (4) em Guaçuí, cidade onde nasceu Hartung, na reinauguração do estádio Francisco Lacerda de Aguiar.

A festa, organizada pela prefeita de Guaçuí, Vera Costa (PDT), ficará na história como o começo do embate. Não houve anúncio da candidatura da senadora, mas o tom provocativo dos discursos deixou claro esse objetivo.

Em sua fala, ela disse que sua história começou em Guaçuí, a terra de Hartung, para onde ela destinou nada menos do que R$ 25 milhões para obras de saneamento, habitação popular, saúde e pavimentação de ruas.

Campeã na liberação de recursos financeiros para as prefeituras, a senadora marca sua atuação nos bastidores dos ministérios, em Brasília. Para as obras do estádio de Guaçuí, foram liberados R$ 390 mil.

“As pessoas lutam por Guaçuí e eu participei disso”. A frase da senadora, emblemática, tem o alvo certo, Hartung, cujo governo é marcado, nos três últimos anos, por um reduzido volume de investimentos, principalmente para o interior do Estado.

Somente neste ano, o governo Hartung começou a aliviar o arrocho fiscal que manteve prefeituras à míngua.  Sem contar com investimentos do Estado, os prefeitos se aliviavam por meio de ações de Rose, reconhecida como muito atuante em Brasília.

Esse quadro dá combustível a seus esforços de disputar o governo do Estado, favorecidos, também, pelo buraco deixado pela indefinição do ex-governador Renato Casagrande (PSB).

Sem gerar fatos consistentes e abdicando de ser a voz do PSB, seu partido, passando esse papel para  assessores sem expressão no mercado político e junto ao eleitorado, o ex-governador transmite a impressão de que não é apenas simples comentário de bastidor a informação de que não disputará o governo.

A se confirmarem essas informações, Casagrande  se contentaria em concorrer ao Senado ou a uma vaga na Câmara Federal.  

No cenário real, por enquanto, a disputa fica entre Rose e Hartung, com o prefeito de Vila Velha, Max Filho, correndo por fora, à espera de uma mudança no quadro das articulações partidárias antes de decidir se entra ou não na disputa.  

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

'Tem boi na linha'

Metendo-se no meio da disputa caseira entre Hartung e Casagrande, Rose de Freitas tem realmente alguma chance?

OPINIÃO
Editorial
As novas roupagens da censura
Os resquícios da ditadura militar ainda assombram a liberdade de expressão no País, estendendo seus tentáculos para o trabalho da imprensa
Eliza Bartolozzi Ferreira
Cada qual no seu lugar
As escolas fazem ciência; as igrejas doutrinação. Projeto Escola Sem Partido é, no mínimo, uma contradição de base do vereador de Vitória, Davi Esmael (PSB)
Erfen Santos
Sugestão Netflix – um filme necessário
Indicado ao Oscar, Strong Island supera a maioria dos documentários, por mesclar a experiência familiar com a crítica social
JR Mignone
A batalha
Não sei se posso dizer, mas ainda hoje me sinto um pouco frustrado com a nossa profissão. Sério!
Roberto Junquilho
Renovar o quê?
Os ''novos'' na política mantêm velhos conceitos e se agarram em grandes corporações empresariais
Bruno Toledo
Estado sem PIEDADE!
As tragédias que se sucedem no Morro da Piedade sintetizam as contradições mais evidentes e brutais do modelo de sociedade e de Estado que estamos mergulhados
BLOGS
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Entre a salada e o vinho
MAIS LIDAS

Produtor rural teme uma tragédia na região da Barragem do Rio Jucu

Sicoob em Cariacica é processado por falta de acessibilidade

As novas roupagens da censura

Ufes sedia seminário do Dia Internacional contra a Tortura