Seculo

 

Aprovados para Defensoria Pública pedem apoio para agilizar nomeações


06/03/2018 às 10:49
Uma petição pública para pedir a assinatura da população a fim de agilizar as nomeações de defensores públicos concursados foi aberta pelos 115 aprovados no último concurso da Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES). O grupo visa chamar a atenção do governo do Estado para a necessidade de aumentar o orçamento do órgão e seu quadro de profissionais. 
A petição já alcançou cerca de 700 assinaturas. O representante da comissão dos aprovados no concurso, Vitor Ramalho, destaca a importância da participação da sociedade capixaba nesse processo.

"Precisamos do apoio da população para destacar a importância do papel da Defensoria Pública. É a Defensoria a responsável pela prestação da assistência jurídica gratuita às pessoas que não podem pagar por esse serviço. O déficit de defensores no Estado é grande para atender apenas 26 dos 78 municípios capixabas. Ao mesmo tempo, a atenção do governo estadual é essencial para garantir um orçamento condizente à Defensoria para que seja possível ampliar o número de defensores na instituição", diz Vitor.
 
No mês passado, a Defensoria Estadual nomeou 13 novos defensores, mas 102 aprovados ainda aguardam pela chamada. As vagas estão sendo preenchidas com o orçamento já existente, fruto de exonerações e aposentadorias.  Atualmente, a Defensoria Pública do Espírito Santo conta com 101 cargos vagos. 
 
A Defensoria Pública recebe praticamente todos os tipos de problemas que podem ser levados à Justiça, entre eles, estão casos relacionados à criança e ao adolescente, idoso, mulher e pessoas com deficiência, defesa do consumidor e curadoria, direitos humanos, família, juizados especiais criminais, registros públicos e acidentes do trabalho, entre outros casos.
 
Hoje, ainda não contam com essa assistência os municípios de Anchieta, Iconha, Rio Novo do Sul, Vargem Alta, Jerônimo Monteiro, Muqui, Atílio Vivacqua, Presidente Kennedy, Apiacá, São José do Calçado, Guaçuí, Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço, Ibitirama, Iúna, Irupi, Ibatiba, Muniz Freire, Afonso Cláudio, Brejetuba, Domingos Martins, Marechal Floriano, Conceição do Castelo, Laranja da Terra, Santa Teresa, São Roque do Canaã, Itarana, Itaguaçu, Ibiraçu, João Neiva, Rio Bananal, Marilândia, Governador Lindenberg, Baixo Guandu, Pancas, Alto Rio Novo, São Domingos do Norte, Águia Branca, Vila Valério, Boa Esperança, Ecoporanga, Vila Pavão, Água Doce do Norte, Pedro Canário, Conceição da Barra, Pinheiros, Montanha, Fundão, Venda Nova do Imigrante, Barra de são Francisco, Mantenópolis e Jaguaré.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

'Tem boi na linha'

Metendo-se no meio da disputa caseira entre Hartung e Casagrande, Rose de Freitas tem realmente alguma chance?

OPINIÃO
Editorial
As novas roupagens da censura
Os resquícios da ditadura militar ainda assombram a liberdade de expressão no País, estendendo seus tentáculos para o trabalho da imprensa
Eliza Bartolozzi Ferreira
Cada qual no seu lugar
As escolas fazem ciência; as igrejas doutrinação. Projeto Escola Sem Partido é, no mínimo, uma contradição de base do vereador de Vitória, Davi Esmael (PSB)
Erfen Santos
Sugestão Netflix – um filme necessário
Indicado ao Oscar, Strong Island supera a maioria dos documentários, por mesclar a experiência familiar com a crítica social
JR Mignone
A batalha
Não sei se posso dizer, mas ainda hoje me sinto um pouco frustrado com a nossa profissão. Sério!
Roberto Junquilho
Renovar o quê?
Os ''novos'' na política mantêm velhos conceitos e se agarram em grandes corporações empresariais
Bruno Toledo
Estado sem PIEDADE!
As tragédias que se sucedem no Morro da Piedade sintetizam as contradições mais evidentes e brutais do modelo de sociedade e de Estado que estamos mergulhados
BLOGS
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Entre a salada e o vinho
MAIS LIDAS

Produtor rural teme uma tragédia na região da Barragem do Rio Jucu

Sicoob em Cariacica é processado por falta de acessibilidade

As novas roupagens da censura

Ufes sedia seminário do Dia Internacional contra a Tortura