Seculo

 

Pet Sounds


05/04/2018 às 15:52
Este álbum dos Beach Boys foi um marco histórico na música pop e no rock como um todo. Lançado em 1966, redefiniu fronteiras de harmonia e era um reflexo direto do talento obsessivo e do rigor metódico de um gênio atormentado de nome Brian Wilson. É um dos álbuns definitivos do rock e do pop, um dos maiores de todos os tempos.
 
Durante um voo em dezembro de 1964, em que a banda seguia para uma turnê após o disco Beach Boys’ Party, Brian Wilson teve um ataque de pânico dentro do avião, e então logo após decidiu voltar para a Califórnia para fazer as canções de um próximo disco e convenceu o resto da banda de que não tinha condições de seguir em turnê. A gestação de Pet Sounds, portanto, se deu sob total controle de Brian Wilson.
 
Brian Wilson, por sua vez, se encontrava perplexo com a audição de Rubber Soul dos The Beatles e ficou instigado em seu ímpeto competitivo. O curioso é que Pet Sounds, mais para a frente, seria grande motivador para os mesmos The Beatles produzirem o fantástico The Sgt. Peppers.
 
Outro registro a se fazer de Pet Sounds é que este disco superava a concepção de canções populares e de apelo pop de surf music que tinham os Beach Boys até então, com músicas como Surfin USA, dentre outras, com direção comercial evidente. E foi quando Brian Wilson encontrou a outra parte fundamental do disco Pet Sounds, que foi Tony Asher, um compositor de jingles publicitários.
 
O trabalho era tão inovador e diferente do que vinha sendo praticado pelos Beach Boys, que o resto da banda, quando de volta da turnê, ficou chocado com o que estava sendo produzido por Brian Wilson, e houve desentendimentos quanto tanto a viabilidade comercial do novo disco como também de que maneira aquilo poderia ser reproduzido ao vivo. Al Jardine, Dennis Wilson e Mike Love não esconderam a desconfiança com relação a Pet Sounds, mas acabaram cedendo.
 
O disco foi um fiasco comercial nos Estados Unidos, mas no Reino Unido foi bem recebido, pois ganhou adeptos notórios como John Lennon, Paul McCartney, Keith Moon, dentre outros, chegando a segundo lugar das paradas britânicas.
 
O fato é que Brian Wilson tinha 23 anos de idade e conseguiu produzir um disco grandioso, que com o tempo ganhou valor histórico, muito mais intenso do que todo o trabalho comercial que também envolveu a banda, pois Pet Sounds antecipou a ideia de álbum conceitual que também viria com o Sgt. Peppers dos The Beatles.
 
Pet Sounds se destaca por uma espécie de pop elegante e polido, fruto de um trabalho minucioso, de harmonias indescritíveis, de um gosto refinado e de uma mente que fervia flertando com a loucura, que era a cabeça criativa e no limite da realidade que era a de Brian Wilson. Podemos citar a riqueza harmônica da abertura de Would`N Be Nice e também em Sloop John B, complexidade percussiva e um arranjo celestial de vozes.
 
Por sua vez, temos uma das músicas mais belas da História que é God Only Knows, uma canção de amor que evoca Deus no seu refrão inebriante, e que nos dá a dimensão total do que é o sentimento musical, faixa esta que é cantada por Carl Wilson, trabalho de uma complexidade até hoje estudada pela música contemporânea.
 
Pet Sounds é o resultado mais brilhante da mente de Brian Wilson, um hino do amor e o primeiro álbum conceitual que abre as portas para o infinito em matéria de harmonia e arranjos, e que coloca muito bem o atormentado Brian Wilson na categoria ilustre dos gênios. Pet Sounds é um disco clássico.

 
 
Gustavo Bastos, filósofo e escritor.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

Até tu?

A situação está tão difícil, que PH almejou fazer uma dobradinha com os senadores Magno Malta e Ricardo Ferraço

OPINIÃO
Editorial
Quem paga a conta senta na cabeceira?
O financiamento pela Arcelor de uma pesquisa da Ufes de R$ 2 milhões acende o alerta sobre a autonomia universitária e a transparência nos acordos entre academia e capital privado
JR Mignone
Uma análise
Algumas emissoras, aquelas que detêm alguma ou boa audiência, dedicam-se pouco à situação do país
Roberto Junquilho
A montagem da cena
Em baixa junto aos prefeitos da Grande Vitória, Hartung dispara para o interior do Estado
BLOGS
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

A festa do chá
MAIS LIDAS

Até tu?

Advogados questionam gestão de Homero Mafra à frente da OAB no Estado

Sem ração devido à greve de caminhoneiros, avicultores doam 100 mil frangos e 360 mil ovos em Vitória

Teatro de Arena em exposição no Sesc Glória

O livro