Seculo

 

Defensoria Pública e servidores do Judiciário reivindicam reajuste salarial


11/04/2018 às 16:47
Categorias que ficaram de fora do aumento de 5%, os defensores públicos e os servidores do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) continuam na luta para terem seus salários reajustados. Nessa quarta-feira (11), defensores estiveram na Assembleia Legislativa, onde ocuparam a galeria do Plenário para acompanhar a sessão ordinária e cobrar apoio para aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 17/2018, que dobra o salário da categoria, protocolado na Casa na última terça-feira (10).  Já os servidores do Judiciário realizam assembleia-geral nesta quinta-feira (12) e ameaçam realizar um protesto em frente ao TJES. 
O PLC 17/2018, protocolado na terça-feira (10) e que redefine a remuneração inicial de defensor para R$ 22,7 mil (atualmente, o salário inicial da categoria é R$ 10,4 mil), será apreciado pelas comissões de Justiça, Cidadania e Finanças. Além de cobrar agilidade para aprovação do PL, os defensores também entregaram a Carta de Vila Velha, texto que repudia o sucateamento da Defensoria Pública, e um manifesto em apoio à instituição, assinado por mais de 50 entidades da sociedade civil.
 
Na galeria, os representantes da Defensoria Pública Estadual portavam faixas em apoio à Emenda Constitucional 80/2014 – que trata das atribuições da Defensoria e determina a proporcionalidade no número de defensores em relação à população – e também em alerta para o esvaziamento da instituição. Segundo a Associação dos Defensores Públicos do Espírito Santo (Adepes), a cada mês, um servidor pede exoneração. 
 
Nesta quinta-feira (12), a Adepes realiza ainda uma plenária com movimentos sociais na Cúria Metropolitana de Vitoria (Arquidiocese de Vitoria), no Centro. O evento tem como objetivo discutir a formalização de 10 medidas de valorização da Defensoria Pública Capixaba.
 
Judiciário
O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário no Estado (Sindijudiciário/ES), por sua vez, convocou os servidores da justiça estadual para a assembleia-geral extraordinária, que se realizará nesta quinta-feira (11), às 10h, na Assembleia Legislativa. 
 
Segundo notícia publicada no site da entidade, após conhecimento de que o reajuste de 5% anunciado pelo governador ao funcionalismo público do Estado não se aplicaria ao Judiciário, a categoria buscou respostas do próprio Tribunal por meio de ofícios, além de solicitação de reuniões com setores do TJES. Vários questionamentos dos servidores foram enviados, sem resposta considerada apropriada até o momento. 
 
Diante desses fatos, o Sindicato resolveu mobilizar a categoria para assembleia-geral, que promete ser seguido de protesto em frente ao TJES.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Prefeitura da Serra
‘Liberou geral’

Foi só o prefeito Audifax Barcelos ver ameaçada sua costura com o empresariado, que logo apareceu para ‘colocar a mão’ na Câmara da Serra

OPINIÃO
Editorial
Sem mérito
Governo Hartung explora gestão florestal para tentar esconder atuação pífia e direcionada na área
Piero Ruschi
Pets: uma questão de responsabilidade socioambiental
Felizes as pessoas que podem ter um animal de estimação! Felizes os animais de estimação que têm um dono responsável!
Gustavo Bastos
Odessey and Oracle
''uma pérola do psicodelismo e do pop barroco britânico''
Bruno Toledo
Por que negar os Direitos Humanos?
Não há nada de novo nesse discurso verde e amarelo que toma as ruas. É a simples manutenção das bases oligárquicas do Brasil
Eliza Bartolozzi Ferreira
Políticas de retrocesso
Dados educacionais do governo Paulo Hartung são alarmantes
Roberto Junquilho
Que novo é esse?
O presidenciável do PRB, Flávio Rocha, apresenta velhas fórmulas de gestão e envolve jovens lideranças
Geraldo Hasse
Tchernóbil 32 anos
Por causa do acidente nuclear de 1986, a longevidade da Bielorrússia caiu abaixo de 60 anos
BLOGS
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Para, relógio
MAIS LIDAS

Sindipol denuncia 'mentiras' do governo sobre médicos legistas

Advogado se defende da acusação de injúria em ação aberta pelo prefeito de Vitória

'O PT não se preparou para a disputa majoritária no Estado'

Encontro Regional de Agroecologia será realizado neste fim de semana no Estado

Secretária de Educação de Vitória cancela prestação de contas na Câmara