Seculo

 

Coletivo Cariacica Underground realiza formação de agentes cineclubistas


16/04/2018 às 14:45

O Cineclube Ambiental e o Coletivo Cariacica Underground abriram inscrições para a formação de cineclubistas ambientalistas para atuarem na Rede Cineclubista Cariaciquense. Serão três meses com atividades semanais em oito bairros do município da Grande Vitória. As inscrições são gratuitas e feitas online por meio de formulário. As comunidades contempladas são Oriente, Itacibá, Nova Rosa da Penha, Nova Esperança, Itapemirim, Rosa da Penha, São Geraldo e Vila Capixaba, sendo selecionados entre 10 a 15 pessoas em cada bairro.

A formação acontecerá por meio de oficinas com conteúdos como comunicação social, audiovisual, cineclubista e de meio ambiente, incluindo atividades como palestras, exibição de filmes, debates, orientações. "O objetivo do projeto é promover o cineclubismo como mais uma ferramenta de combate aos impactos ambientais e em defesa do meio ambiente saudável e democrático, além de buscar a autonomia do indivíduo a partir da contemplação das artes", diz a convocatória do coletivo.

O público alvo da formação são jovens, incluindo o recorte de gênero. O projeto concilia exibição com produção audiovisual e formação tanto em cineclubismo como em temas ambientais. Terminado o curso, a proposta é que os cineclubes formados sigam suas atividades com regularidade em cada bairro, fortalecendo o movimento cineclubista em Cariacica.

A equipe será composta por profissionais como Paulo Henrique de Oliveira (técnico ambiental), Dauri Correia da Silva (geógrafo), Jacques Douglas Mota (jornalista), Regicida (produtor audiovisual), além de colaboradores com conhecimento e experiência na área de cineclubismo.

“Na parte ambiental, a formação tem foco na questão dos resíduos sólidos. Cariacica tem um problema ambiental muito grande em relação ao lixo. Por isso, escolhemos bairros que possuem pontos viciados de lixo, questões ambientais, preservação de nascentes. Durante as oficinas queremos produzir filmes feitos nas próprias comunidades retratando a temática socioambiental e especialmente os resíduos sólidos”. A ideia é que nos trabalhos de campo os participantes possam identificar os problemas e buscar soluções, utilizando o audiovisual como uma ferramenta de denúncia e apoio para melhorar a cidade.

O lançamento oficial acontece no mesmo dia 19 de abril no Centro Cultural Frei Civitella, localizado em Campo Grande, quando haverá apresentações culturais e palestra com oficineiros e representantes do movimento cineclubista.

SERVIÇO
Inscrição para ciclo de formação do Cineclube Socioambiental
Comunidades atendidas: Oriente, Itacibá, Nova Rosa da Penha, Nova Esperança, Itapemirim, Rosa da Penha, São Geraldo e Vila Capixaba
Quando: Até dia 19/4
Como: Preenchendo o formulário https://goo.gl/forms/WJIUUIhd2n8lnxNx1
Valor: Gratuito
Outras informações: cineclubeambiental.blogspot.com.br

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Secom
'Esquenta'

Com a a abertura das convenções partidárias, nesta sexta-feira, o mercado ganhou maior intensidade com o racha na base de Hartung

OPINIÃO
Editorial
Mais uma porta na cara
O racismo institucional do Palácio Anchieta ficou ainda mais claro com a presença do jornalista Willian Waack, demitido da Rede Globo por comentários racistas
Erfen Santos
O Cidadão Ilustre
O filme suscita reflexões pertinentes sobre prêmios literários como o Nobel, que rejeitou grandes escritores
Geraldo Hasse
Notícias do fundo do poço
Se não ceder às pressões externas, a Petrobras pode voltar a liderar a economia
JR Mignone
A importância das eleições
Cada empresa de comunicação tem de se esmerar nas campanhas, sem partido ou cores políticas
BLOGS
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Além das lágrimas
MAIS LIDAS

'Esquenta'

Largada embolada

Comando da PM não comparece em audiência de conciliação no Tribunal de Justiça

Projeto que obriga barreiras de proteção na Terceira Ponte tem parecer favorável na Ales

Mistério Público investiga Secretaria de Saúde de Cariacica por irregularidades em prestações de contas