Seculo

 

Jardim da Penha tem mutirão de vacina contra raiva após morcego com vírus


16/05/2018 às 17:29
O bairro Jardim da Penha recebe um mutirão de vacina preventiva contra a raiva para animais domésticos (cães e gatos) nestas quinta (17) e sexta (18), das 8 às 13 horas.
 
A ação de bloqueio, realizada pelo Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), acontece após a confirmação de que um morcego recolhido no bairr estava com o vírus da raiva. 
 
O bloqueio vacinal antirrábico será feito com vacinação casa a casa por equipes a pé (duplas ou trios), compostas por agentes de combate a endemias uniformizados, com material próprio para vacinação e condicionamento do imunobiológico.
 
"A ação de bloqueio de vacinação de cães e gatos é uma medida preventiva para reforçar a imunidade dos animais de companhia, considerando a confirmação da circulação do vírus da raiva naquela região", afirmou o diretor do CVSA, Manoel Coutinho Pimentel Junior.
 
O Centro de Vigilância orienta que pessoas ou animais domésticos não tenham contato direto com morcegos. Apesar desses animais serem mamíferos voadores comuns no ambiente urbano e protegidos por lei federal devido à sua importância biológica, eles podem ser portadores do vírus da raiva, que, em contato com seres humanos, cães e gatos, é grave e letal em 100% dos casos.
 
Se o morador encontrar um morcego vivo ou morto em situação anormal (por exemplo, caído no chão, em vias públicas, pendurados em janelas, cortinas, em cima da cama, à luz do dia ou que adentrem residências), deve ligar imediatamente para o Fala Vitória 156 solicitando o recolhimento.
 
Se for necessário retirar o animal, capture-o utilizando panos, caixas de papel ou baldes ou mantendo-o preso em ambiente fechado até que seja recolhido pela equipe do CVSA.
 
A vacinação de cães e gatos contra a raiva é a principal medida de prevenção contra a raiva e deve ser feita todo ano. A vacina é gratuita.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

Crônica de uma eleição

Vagões do trem do governador Paulo Hartung estão acima da capacidade da locomotiva. Haja peso para carregar...

OPINIÃO
Editorial
Futuro interrompido
Onde estão os promotores, delegados, políticos e demais agentes públicos para berrarem em defesa da infância? Mortes no Heimaba são alarmantes e inadmissíveis!
JR Mignone
Nova rádio
Tudo modificado, tudo moderno na Rádio Globo
Roberto Junquilho
Para onde ir?
A crítica vazia e sem fundamento à classe política coloca em risco a democracia
BLOGS
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Arrogância também conta?
MAIS LIDAS

Flic-ES: 'As livrarias não vendem obras capixabas'

Vitória já poderia ter identificado as fontes de emissão de pó preto

'Pensar a educação como a preparação do corpo para sentir, aprender e sonhar'

Webdoc Corpo Flor reflete sobre negritude e sexualidade