Seculo

 

Sugestão Netflix – um filme necessário


02/06/2018 às 12:18
Em minha opinião, os Estados Unidos não são, nem de longe, um país que sirva de parâmetro para comparar problemas sociais, vide alguns exemplos no Brasil de pessoas que insistem em utilizar a experiência dos Ianques como espelho para nossa sociedade. A verdade é que, na maioria das vezes, essa transfiguração de uma realidade estrangeira para solo nacional resulta catastrófica. Este não é, felizmente, o caso do Documentário Indicado ao Oscar, Strong Island.
O filme conta com uma trama bem urdida que instiga o espectador, já que as partes mais interessantes não são reveladas de pronto, os personagens não surgem como pessoas que sempre estiveram ali, e o passado deles é contado desde o início do filme. Este retrospecto faz-se essencial para melhor compreendê-los. 
William é o personagem principal desta história. É o irmão mais velho da diretora, que tem o trabalho de reunir os depoimentos de parentes e amigos próximos a seu irmão. Num clima ao mesmo tempo sério e descontraído, os entrevistados revelam a personalidade de William, um jovem calmo, que nunca se envolveu em confusões, mas que morre precocemente, assassinado por motivo fútil. 
A trama torna-se ainda mais real pelo fato de William ter sido irmão mais velho da diretora. Teria sido impossível atuar diante da indiferença dos funcionários da Justiça referentes ao assassinato de seu irmão e isso fica claro pelas reações dela e dos outros entrevistados. 
Por fim, este filme supera a maioria dos documentários, por mesclar a experiência familiar com a crítica social, uma espécie de As Histórias que nós Contamos, de Sarah Polley, com um bom filme de cunho político.  

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Cara e crachá

Uns publicaram vídeos e notas nas redes sociais, outros só notas, outros nada. Mas a CPI da Lava Jato continua na conta dos deputados arrependidos

OPINIÃO
Editorial
A Ponte da Discórdia
Terceira Ponte entra novamente no centro dos debates políticos em ano eleitoral. Enquanto isso, a Rodosol continua rindo à toa...
Piero Ruschi
O Governo do ES e seu amor antigo ao desamparo ambiental
Mais um ''Dia Mundial do Meio Ambiente'' se passou. Foi um dia de ''comemoração'' (política)
Gustavo Bastos
Conto surrealista
''virei pasta para entrar mais fácil na pintura de Dalí''
Bruno Toledo
Estado sem PIEDADE!
As tragédias que se sucedem no Morro da Piedade sintetizam as contradições mais evidentes e brutais do modelo de sociedade e de Estado que estamos mergulhados
Geraldo Hasse
Mundo velho sem catraca
Cinquenta anos depois, é possível fazer um curso técnico por correspondência via internet
Roberto Junquilho
Hartung, o suspense
O governador Paulo Hartung mantém o suspense e pode até não disputar a reeleição em 2018
BLOGS
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Entre a salada e o vinho
MAIS LIDAS

‘Lutava contra um sistema podre e falido com os braços amarrados. Agora estou livre’

Visita de interlocutores de Hartung a Rodrigo Maia sinaliza mudança de cenário

Juiz Leopoldo mais próximo de ir a Júri Popular por assassinato de Alexandre Martins

Hartung, o suspense

Contrato do governo do Estado com a Cetesb sobre poluição do ar continua sigiloso