Seculo

 

Cargas explosivas


13/06/2018 às 07:41
Na Serra (Grande Vitória) denúncias e mais denúncias, além de incontáveis respingos do conflito na Câmara de Vereadores, incluindo no bolo, agora, a nomeação pelo prefeito Audifax Barcelos (Rede) no cargo em comissão de chefe da Divisão de Educação em Saúde, de Lara Maria Magalhães Bonjardim Silveira, mulher do ex-diretor de Controle Interno e braço direito da vereadora afastada Neidia Pimentel (PSD), Flávio Serri, também investigado. Virou o assunto da vez do mercado político do município, que só pega fogo. Em Aracruz (norte do Estado), também, nada dos ânimos se acalmarem. Nova contratação com a empresa S/A, investigada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Lixo da Câmara, e rompimento do vice Lúcio Zanol (SD) com o prefeito Jones Cavaglieri (SD), anunciado com discurso no legislativo municipal, na base do “covarde” e etc. Já em Itapemirim (sul do Estado), cidade conhecida por ser palco de brigas políticas, outra denúncia de irregularidade da gestão do prefeito interino Thiago Peçanha (PSDB) e até ameaças de morte a vereador, registrada no último sábado (9), como apontou o deputado estadual Gilsinho Lopes (PR) do plenário da Assembleia. E, por fim, São Mateus (norte do Estado), para completar o início desta semana, com a representação – de novo - do deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) contra o prefeito Daniel da Açai (PSDB), protocolada no Tribunal de Contas (TCE) e Ministério Público do Estado (MPES), para investigar desvio de R$ 2,6 milhões em licitações “dirigidas para beneficiar empresa que seria do próprio chefe do Executivo, através de ‘laranjas”. O acirramento eleitoral pipoca nos municípios e ‘tá leve’, hein?
Ligações
No caso da Serra, os atos de exoneração da antiga ocupante do posto, Alexsandra Maria Vertuani, e a nomeação da Lara se espalham pelas redes sociais, ligando Audifax a Flavio Serri, ex-presidente do PSD do município, e afastado por indícios de corrupção. 
Ampliou
Já Enivaldo não parou no prefeito, denunciando mais quatro pessoas: o procurador municipal de São Mateus, Thiago Blinger; a secretária de Turismo, Domingas dos Santos Aldina; e quem o deputado aponta como “laranjas”, Yosho Santos e Airton de Oliveira Mendonça, sócios da empresa Estrela Shows e Eventos, sediada em Sooretama.
Breve intervalo
Há menos de um mês, Enivaldo anunciou a mesma providência em relação a Daniel da Açai e à empresa Estrela. Agora, com mais detalhes. O deputado também investe firme para tirá-lo do cargo no processo da cassação que tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Não anda
A interdição da Terceira Ponte durante cinco horas nessa terça-feira (12), em decorrência de mais uma tentativa de suicídio, reascendeu o debate de instalação de telas de proteção ou grades em toda extensão da estrutura, levantado há anos por Euclério Sampaio (PSDC). Ele solicitou ao presidente Erick Musso (PRB) que coloque seu projeto em pauta, alegando expiração do prazo de análise na Comissão de Infraestrutura. Diz Erick que vai atendê-lo.
Não anda II
No final de 2016, a proposta foi barrada após manobra governista e intervenção da Rodosol, empresa mais do que influente no mercado político capixaba. Pouco tempo depois, início de 2017, o deputado reapresentou a proposta, que anda a passos lentos na Casa.
Sem saudade
Principal deputado que tem a educação como bandeira, Sergio Majeski (PSB) falou na sessão dessa terça-feira sobre a ida de Haroldo Rocha para o Ministério da Educação e a nomeação de Aridelmo Teixeira, representante do empresariado, como novo secretário da pasta no Estado. Destacou o “triste legado” deixado por Haroldo e...
Sem saudade II
...as semelhanças entre os governos Hartung e Michel Temer, que sempre “abraça” quadros da gestão estadual. Não deve ser à toa.
Morta-viva
Como agora tudo na Casa é na base do “toma lá, dá cá”, Enivaldo, mais uma vez, atacou de líder do governo e foi à tribuna defender a política educacional de Hartung, destacando o projeto-vitrine Escola Viva.
Mesmo comando
A Câmara de Baixo Guandu (noroeste do Estado) realizou eleição da “nova” Mesa Diretora nessa segunda-feira (11) para o biênio 2019/2020. A presidência continuará nas mãos do atual presidente, Wilton Minarini (PSD), reeleito ao cargo.
No mais...
Mudará a vice, passando de Cesar Dragão (PEN) para Sueli Teodoro (PMN); a primeira secretária, de Vieira (PR) para Celma Côrtes (PSD); e a segunda, de Liro (PR) para Vieira.
PENSAMENTO:
“Inteligente é aquele que sabe que não sabe nada”. Sócrates

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

De demolidor a demolido

Até outro dia, o MDB era o partido mais importante do Estado, mas entrou em agonia com a interferência de PH

OPINIÃO
Piero Ruschi
O Governo do ES e seu amor antigo ao desamparo ambiental
Mais um ''Dia Mundial do Meio Ambiente'' se passou. Foi um dia de ''comemoração'' (política)
Bruno Toledo
Estado sem PIEDADE!
As tragédias que se sucedem no Morro da Piedade sintetizam as contradições mais evidentes e brutais do modelo de sociedade e de Estado que estamos mergulhados
Geraldo Hasse
Mundo velho sem catraca
Cinquenta anos depois, é possível fazer um curso técnico por correspondência via internet
Roberto Junquilho
Hartung, o suspense
O governador Paulo Hartung mantém o suspense e pode até não disputar a reeleição em 2018
BLOGS
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Uma revoada de colibris
MAIS LIDAS

Assaltante foragido da Justiça capixaba é preso em estádio na Rússia

Quarenta e um presos morreram entre março de 2015 e fevereiro de 2018 no Estado