Seculo

 

Novo cenário pode colocar Renato Casagrande em desvantagem na eleição


10/07/2018 às 16:30
Ricardo Ferraço (PSDB) ou Amaro Neto (PRB). Qualquer um dos dois que dispute o governo do Estado na brecha aberta com a desistência à reeleição do governador Paulo Hartung, deixará a candidatura do ex-governador Renato Casagrande (PSB) em desvantagem.
 
O novo cenário erguido com o anúncio do governador de que não concorrerá a outro mandato, feito nessa segunda-feira (9), mexeu com as articulações de Casagrande, com a entrada de um personagem ainda não avaliado pelo eleitor e sem o desgaste na imagem de Hartung, como comprovaram as últimas pesquisas.
 
Nesta terça-feira (10), representantes de partidos aliados ao governador se reuniram para definir sobre o nome a ser escolhido, recaindo a escolha da maioria sobre o Ricardo Ferraço e Amaro Neto. Os dois colocaram seus nomes para apreciação das lideranças partidárias, embora o senador Ricardo Ferraço tenha destacado que prefere concorrer ao Senado. 
 
O quadro montado seria o seguinte: Amaro, governador, Ricardo Ferraço para o Senado, fazendo dobradinha com o senador Magno Malta (PR), com a perspectiva de formalizar um acordo, já em andamento, com a senadora Rose de Freias (Podemos) no segundo turno. A outra opção seria Amaro para o Senado e Ricardo para o governo. 
 
Essa chapa contaria com o apoio de pelo menos 11 partidos: PSD, Pros, PRB, PTB, PTC, PSC, PEN, PSDB e MDB, com possibilidade de fechar aliança com o PR de Magno Malta e o Podemos da senadora Rose de Freitas.
 
Com a saída de cena do governador Paulo Hartung, o bloco governista tenta reduzir o impacto, centralizado na imagem do governador, que, depois de três mandatos, sofre o desgaste natural do cargo, além de investidas da oposição em pontos da gestão considerados negativos, que desapareceriam com entrada de novos personagens na disputa. 
 
O governador Paulo Hartung anunciou que não disputaria a eleição, alegando hora de “passar o bastão”, mas sem entrar em justificativas detalhadas sobre a decisão. 
 
Para o mercado político, a causa da desistência seriam os números de pesquisas internas do governo, que apresentam Hartung em empate técnico com Casagrande ou em desvantagem, levando em conta que ele tem a máquina oficial sob seu controle. 
 
Hartung afirmou que não indicará nenhum nome, mas nos últimos dias, em várias ocasiões, ele sinalizou para Ricardo Ferraço como provável candidato ao governo. Nos bastidores, sabe-se que ele acompanha os movimentos dos partidos aliados e colocará seu capital político à disposição, a fim de derrotar o principal adversário, Renato Casagrande. 
Carta
 
Dos 11 partidos, representantes de nove deles assinaram nesta terça-feira (10) uma carta em que se comprometem a caminhar juntos no processo eleitoral deste ano. 
 
“Os partidos abaixo-assinados compreendem a decisão do governador Paulo Hartung em não disputar a reeleição e decidem caminhar juntos no processo eleitoral deste ano. Trabalharemos unidos em defesa de um nome capaz de nos liderar nessa missão", apontam no documento.
 
Os partidos convocam ainda o senador Ricardo Ferraço e o deputado estadual Amaro Neto a liderarem o que chamam de "nova caminhada em favor do Estado", e avisam que, nos próximos dias, estarão em regime de reunião pemanente a fim de alcançar a definição do candidato a governador”.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
'Devoção' cega

Enquanto lideranças partidárias ecoam o ‘Volta Hartung’, o próprio lava as mãos e deixa seu exército fiel em apuros nas eleições deste ano

OPINIÃO
Erfen Santos
O Cidadão Ilustre
O filme suscita reflexões pertinentes sobre prêmios literários como o Nobel, que rejeitou grandes escritores
Geraldo Hasse
Notícias do fundo do poço
Se não ceder às pressões externas, a Petrobras pode voltar a liderar a economia
JR Mignone
A importância das eleições
Cada empresa de comunicação tem de se esmerar nas campanhas, sem partido ou cores políticas
BLOGS
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Último desejo
MAIS LIDAS

Ministério Público investiga suspeita de cartel em licitações da Secretaria de Agricultura

Amancio, um cantador da capoeira

Vagas no Senado viram a grande disputa deste ano no Espírito Santo

'Devoção' cega

A quadrilha democrática da Rua Sete