Seculo

 

Agenda Cultural: festivais em Itaúnas e Domingos Martins


12/07/2018 às 11:17

FESTIVAL
Festival de Inverno em Domingos Martins
Ajudando a esquentar o friozinho das montanhas capixabas, o final de semana será de várias atrações musicais no Festival de Inverno de Domingos Martins. Na sexta-feira (13), sobem ao palco Club Big Beatles e Orquestra Sinfônica do Espírito Santo; Carlos Papel e Gustavo Macacko, em show com participação especial de Gabriel O Pensador. No sábado (14), entre as atrações estão Moxuara, Banda Duets e Sylvinho Blau e Jackson Lima. Domingo (15) é dia de Rogerinho do Cavaco, Kalifa, Mariana Coelho e outras atrações. Mais informações. 

FORRÓ
Festival de Itaúnas têm início no sábado
Evento mais esperado do ano pelos forrozeiros, o Fenfit - Festival Nacional de Forró de Itaúnas inicia sua 18ª edição neste sábado (14), seguindo com programação diária até o outro sábado, dia 21 de julho. Além das etapas classificatórias do festival, diversos grandes nomes do forró pé-de-serra do Brasil passam pela vila localizada em Conceição da Barra. Oficinas, workshops e outras atividades ainda acontecem durante esses dias como parte da programação. Mais informações.

CINEMA
Pós-Mostra Novos Rumos no Cine Metrópolis
A participação de negros, mulheres, indígenas, comunidades tradicionais e pessoas LGBTQI+ é o tema central da Pós-Mostra Novos Rumos, realizada pela ABD Capixaba. Na sexta-feira, às 19h, será exibido o longa-metragem Meu Corpo é Político, de Alice Riff. Já no sábado, a programação contará com sete curta-metragens dentro das temáticas do evento, seguido de um debate com a presença de realizadores de algumas das obras. Mais informações.

Sexta-feira, 13 de julho

TEATRO
Ensaio aberto no Centro de Vitória
A sede da Má Companhia vai receber na sexta-feira um ensaio aberto de Pedra, um solo em processo de montagem da bailarina Ivna Messina com direção de Carla van den Bergen. A direção musical é da multi-instrumentista Gabriela Deptulski, da banda My Magical Glowing Lens, que participa ao vivo das apresentações. A atividade é gratuita e começa às 19h. Logo após o ensaio haverá roda de conversa com as artistas. Mais informações.

LANÇAMENTO
Livro retrata história de paraquedista capixaba
O livro Rosa Helena Schorling - Além da Folha de Vento, do jornalista Fabrício Fernandes, será lançado na próxima sexta-feira na Cafeteria e Choperia do Mestre, localizada na área de desembarque do Aeroporto de Vitória. Lugar apropriado, pois a obra biográfica retrata a vida da primeira mulher paraquedista do Brasil, a capixaba Rosa Helena, que completaria 99 anos no próximo domingo. Ela dá nome à nova avenida que dá acesso ao terminal do aeroporto. O lançamento acontece de 17h às 20h.

CINECLUBE
Resistência feminina é tema no Mucane
Em sua sexta sessão, o Cineclube Afoxé realiza uma sessão abordando a luta diária das mulheres por direitos e a busca por ocupar espaços culturais. A atividade acontece às 14h no Museu Capixaba do Negro - Veronica da Pas (Mucane), com exibição dos curta-metragens “Estamos todos aqui”, de Chico Santos e Rafael Mellim, e “As minas”, de Brunella Alves. Os dois documentários abordam a temática da resistência diária e a luta das mulheres por direitos e a busca por ocupar espaços culturais. Mais informações.

FORRÓ
Esquenta para Itaúnas na Praça do Papa
Na véspera do início do Festival de Forró de Itaúnas, ainda dá tempo de um aquecimento em Vitória. O restaurante Gosto Capixaba, localizado na Praça do Papa, ao lado do Projeto Tamar, em Vitória, recebe o evento Esquenta Itaúnas Vix, tendo como atrações Bárbara Greco (ES), Trio Cristalino (SP) e Os Cangaceiros (BA), além do DJ André. Mais informações.

LIVRO
Obra infantil lançada pela editora Cousa
Nas Águas de Lia, oitavo livro de Andréia Delmaschio, marca sua estreia na literatura juvenil. O livro será lançado no sábado, das 17h às 19h, na Rua Sete de Setembro, 415, em cima da Cousa Bar Café, no Centro de Vitória. A obra trata dos medos e do crescimento emocional, contando com ilustrações de Fran Junqueira. Mais informações.

TROPICAL
Xá da Índia é atração no Garagem Vitória
Juntando Sexta-Feira 13 e Dia Mundial do Rock, o grupo Xá da Índia é atração principal da festa Transa Tropical, que acontece no Garagem Vitória, localizado no Triângulo das Bermudas, na Praia do Canto. A apresentação vai contar com participação especial do grupo Melanina MC´s. Mais informações 

FEIRA
Rock e arte na Barra do Jucu
O projeto Arte na Barra realiza uma edição especial em homenagem ao Dia Mundial do Rock. O evento acontece no sábado, de 17 às 22h, na Praça Pedro Valadares, na Barra do Jucu, e vai unir gastronomia, artesanato, recreação infantil e apresentações musicais. Entre as atrações estão DJ Nelson Abelha, Tiago Gomes Rock e Blues Trio, além do Clube do Vinil e Bingo da Tia Nina. Mais informações.

PUNK
Whatever Happened To Baby Jane no Stone Pub
O grupo feminino de punk rock Whatever Happened To Baby Jane realiza neste sábado, a partir das 22h, o show de pré-lançamento do seu primeiro disco, “Luz del Fuego”, que será gravado este mês em São Paulo, com músicas inéditas e regravações. A noite no Stone Pub, na Praia do Canto, ainda vai contar com apresentação da banda Local Hardcore e DJ’s Tuzzão, Praia Podre e Isa Punk Junkie. Mais informações. 

AFRO
Festa Sikó conecta ritmos brasileiros e africanos
Uma sintonia entre os ritmos em alta no continente africano e no Brasil é o objetivo da primeira festa temática Sikó, denominada “Conexão Afrika Brasil”. Vai ter samba ao vivo com Átila Ibilê e som com os Dj’s Nicoby AC, L3ndamono e Jesus Dread, trazendo ritmos como Afrohouse, Afrotrap, Gumbé, Funaná, Kizomba, Kuduro, Reggae, Afrobeat, Décalé, Semba, Funk, African Blues e Rap. O local do evento é o Quintal do Digão, em Vila Velha. Mais informações 

Domingo, 15 de julho

FESTA
Baile do Sequela na Casa da Gruta
A Casa da Gruta recebe neste domingo, a partir das 17h, o Baile do Sequela, um evento com diversidade de música, como disco, soul, black music, rap, pop, indie, reggae, dub e brasilidades, além do som autoral da banda Sequela Cub. A Casa da Gruta fica na Escadaria Cristóvão Colombo, 10, no Centro de Vitória. Mais informações.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
'Devoção' cega

Enquanto lideranças partidárias ecoam o ‘Volta Hartung’, o próprio lava as mãos e deixa seu exército fiel em apuros nas eleições deste ano

OPINIÃO
Erfen Santos
O Cidadão Ilustre
O filme suscita reflexões pertinentes sobre prêmios literários como o Nobel, que rejeitou grandes escritores
Geraldo Hasse
Notícias do fundo do poço
Se não ceder às pressões externas, a Petrobras pode voltar a liderar a economia
JR Mignone
A importância das eleições
Cada empresa de comunicação tem de se esmerar nas campanhas, sem partido ou cores políticas
BLOGS
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Último desejo
MAIS LIDAS

Ministério Público investiga suspeita de cartel em licitações da Secretaria de Agricultura

Amancio, um cantador da capoeira

Vagas no Senado viram a grande disputa deste ano no Espírito Santo

'Devoção' cega

A quadrilha democrática da Rua Sete