Seculo

 

Aterramentos e loteamentos no Polo Piracema são questionados pela Câmara


12/07/2018 às 11:33
“O começo do fim do Mestre Álvaro!” Com esse apelo, os ambientalistas que atuam na região do Mestre Álvaro, incluindo a Área de Proteção Ambiental (APA) e seu entorno, convocam a sociedade civil organizada para participar da audiência pública que acontece nesta quinta-feira (12), a partir das 17h, no Plenário da Câmara Municipal.

A convocação é do vereador Pastor Aílton (PSC) e visa discutir o motivo da emissão de licenças pela Prefeitura da Serra, comandada por Audifax Barcelos (Rede), para as obras de aterramento e loteamento no entorno da unidade de conservação, em áreas de alagados do chamado Polo Piracema, próximo à Rodovia do Contorno.

O ecossistema local é muito sensível e serve de proteção para uma vasta região do município, evitando alagamentos em períodos chuvosos de bairros inteiros, como Jardim Carapina, Central Carapina e mesmo Jardim Limoeiro.

“Mas uma vez está em curso um plano sem escrúpulos que em nome da especulação imobiliária vem tentando aterrar e lotear todo o alagado no entorno do Mestre Álvaro, sufocando e isolando a biodiversidade que enriquece nossa montanha”, clamam os ambientalistas, nas redes sociais.

Ataques em série

A região é uma das mais visadas pela especulação imobiliária nos municípios de Serra e Cariacica. Em 2016, o movimento ambientalista conseguiu mobilizar os vereadores serranos, que então vetaram o Projeto de Lei nº 57/2016, de autoria da prefeitura, que previa o parcelamento do solo nos alagados.

No início deste ano, o ataque veio do Executivo Estadual, que conseguiu aprovar o PL nº 99/2018, reduzindo em mais de mil hectares a área da APA, que foi reduzida de 3.740 ha para os atuais 2.389 ha.

Nesse período, mesmo sem conseguir legalizar a autorização para parcelamento, aterramento e loteamento do solo, o Executivo Municipal tem emitido licenças para essas obras degradadoras. 

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
'Devoção' cega

Enquanto lideranças partidárias ecoam o ‘Volta Hartung’, o próprio lava as mãos e deixa seu exército fiel em apuros nas eleições deste ano

OPINIÃO
Erfen Santos
O Cidadão Ilustre
O filme suscita reflexões pertinentes sobre prêmios literários como o Nobel, que rejeitou grandes escritores
Geraldo Hasse
Notícias do fundo do poço
Se não ceder às pressões externas, a Petrobras pode voltar a liderar a economia
JR Mignone
A importância das eleições
Cada empresa de comunicação tem de se esmerar nas campanhas, sem partido ou cores políticas
BLOGS
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Último desejo
MAIS LIDAS

Ministério Público investiga suspeita de cartel em licitações da Secretaria de Agricultura

Amancio, um cantador da capoeira

Vagas no Senado viram a grande disputa deste ano no Espírito Santo

'Devoção' cega

A quadrilha democrática da Rua Sete