Pelo mundo.

Os bispos da Igreja protestante norueguesa votaram a favor do direito dos homossexuais a se casarem religiosamente.

 

Este anúncio é um símbolo forte de avanço. Na Noruega, os bispos da igreja protestante norueguesa votaram o direito de os homossexuais a se casarem religiosamente.  Depois de uma reunião de vários dias, doze bispos do chamado sínodo, único orgão competente para decidir tal questão, para adotar uma nova liturgia permitindo direitos iguais aos casamentos de casais heterossexuais e homossexuais.

tumblr_ncn6943JJX1qzavevo1_400Em abril de 2014, no entanto, um sínodo anterior rejeitou abrir um texto para uniões religiosas para os homossexuais. Mas a vitória nas últimas eleições eclesiásticos, em setembro, o movimento liberal mudou a situação. “Estou extremamente satisfeito por termos conseguido nos reunir em torno desta medida”, disse a agência NTB, Helga Haugland Byfuglien, Presidente dos bispos. Nem todos os bispos não são a favor desta medida, mas eles estão todos reunidos por trás da chamada final. 

O texto especifica que todos os pastores devem conservar o direito de se recusar a celebração destes casamentos. A decisão será no próximo ano no sínodo que será realizada de 06-12 abril de 2016 em Trondheim.

A Noruega é um dos países mais liberais na Europa sobre o direito dos homossexuais. O casamento civil e adoção são permitidos lá desde 2009 e a igreja também permite a ordenação de homossexuais.

 

 

tumblr_nlej9fA2j71rt6j8ro1_1280

Traduzido by Phil – http://www.rtl.fr/

11 pensamentos sobre “Pelo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>