29 de janeiro, Dia nacional de luta contra a Transfobia.

dia_visibilidade_transEm 29 de janeiro de 2004 foi lançada a primeira campanha brasileira contra a transfobia.

O lançamento foi feito no Congresso Nacional e contou com a participação de ativistas transexuais. A campanha foi uma iniciativa do Departamento DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, e recebeu o nome “Travesti e Respeito”, tendo sido idealizada e pensada por ativistas transexuais para promoção do respeito e da cidadania.

A campanha teve como principal objetivo reforçar as “atitudes de respeito e de inclusão social deste segmento da população, que se torna muito vulnerável ao vírus da aids pelo preconceito e violência”. Assim, 29 de janeiro tornou-se o Dia da Visibilidade Trans: “A data tem o objetivo de ressaltar a importância da diversidade e respeito para o Movimento Trans, representado por travestis, transexuais, transgêneros e outros grupos que subvertem a heteronormatividade e o cissexismo das relações humanas”.

logo-tvDefensores dos direitos GLBT do Brasil estão sensíveis às dificuldades enfrentadas pelas travestis tanto na construção de uma cidadania que as aceite como no estudo e aconselhamento sobre os tratamentos hormonais e estéticos que elas almejam. Em audiência com o Ministro da Saúde José Gomes Temporão, realizada em 29 de janeiro de 2008, Dia da Visibilidade Trans, foi entregue uma carta de reivindicações: entre elas estão a humanização do atendimento às travestis nos serviços de saúde públicos e a ampliação de pesquisas sobre uso de hormônios femininos nas travestis e as consequências para a saúde delas.

Aqui em Vitória teremos dois eventos alusivos ao dia da visibilidade trans. um no domingo, dia 29. e outro na segunda, dia 30.

No domingo, é realizada a Praia das Cores na Curva da Jurema a partir das 15 horas, atrás da Praça da Ciência. Com Gaymada, Rodas de Conversa sobre Travestilidade e Transexualidade, além de música e jogos, o Grupo CORES promete colorir e agitar a orla da Praia do Canto.

Na segunda-feira, às 14 horas, a Associação Gold promove o lançamento do vídeo do último ano do projeto Trans em Ação em São Mateus e Vitória. O projeto foi responsável por levar cidadania e serviços públicos para muitas pessoas trans nessas cidades que desconheciam seus direitos.

Após o lançamento, ainda haverá roda de conversa e café da tarde com as agentes do projeto. A Gold fica na Avenida Florentino Avidos, 502, Edifício Alexandre Buaiz, sala 904, em frente ao Palácio Anchieta, no Centro de Vitória.

Aubrey Effgen

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>