Faça do seculodiario.com sua home

Siga
Twitter Facebook RSS
  • 22:38 • SÁBADO, 22 DE NOVEMBRO DE 2014

PUBLICIDADE

Eleições 2012


Selecione o município e veja as chances do seu candidado a prefeito
Atenção: para conferir as chances dos candidatos a vereador, selecione um
dos quatro municípios da Grande Vitória: Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória


Estrelinha não é pesquisa

A Redação de Século Diário afere a posição dos candidatos em disputa mediante levantamento de opiniões de observadores e lideranças políticas nos municípios, especialmente formadores de opinião com larga vivência em eleições. Trata-se, portanto, de divulgação de sondagens de opinião, e não de pesquisa eleitoral, inserindo-se, assim, exatamente na hipótese do Artigo 21 da Resolução 23.190 do Tribunal Superior Eleitoral que determina: “Na divulgação dos resultados de enquetes ou sondagens, deverá ser informado não se tratar de pesquisa eleitoral, descrita no art. 33 da Lei número 9.504/97, mas de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado.”

As possibilidades de cada candidato são medidas por meio de estrelinhas, que variam de uma a cinco. O número de estrelas variará sempre de acordo com o andamento das campanhas, em que são comuns os casos de determinados candidatos estacionarem num certo número de estrelas, outros perderem e alguns subirem de cotação.

Entenda as cotações

Os concorrentes com o número máximo de estrelas (5) são considerados eleitos; com 4, eles têm condições favoráveis; com 3, situam-se em posição regular; com 2, têm certa dificuldade, , e com uma, aparecem com chance reduzida. Os candidatos que ainda não receberam nenhuma estrela aparecem na listagem, mas, obviamente, com zero estrela. Esses, por enquanto, não reúnem chances de ser eleito.

É importante esclarecer que, inicialmente - considerando que boa parte do eleitorado ainda não se decidiu -, o candidato que aparece, por exemplo, com três estrelas, tem uma boa cotação. Já o candidato que recebeu quatro, que são poucos neste momento, são considerados favoritos. De outro lado, o candidato que tem duas estrelas pode estar em escensão e passar à posição de favorito na reta final da campanha.

Na medida em que haja novas definições das chances dos candidatos, o painel volta a ser alterado, obedecendo à mesma metodologia para medir a possibilidade de cada concorrente. O critério continua sendo a classificação por estrelinhas, que variam de uma a cinco. Em média, o painel é atualizado semanalmente ou quando houver algum fato relevante que possa alterar o quadro de determinado município.

Os prognósticos de Século Diário sobre as candidaturas no presente pleito obedecem aos mesmos critérios de análise aplicados em eleições anteriores. Evidentemente, um trabalho de projeção feito com base em sondagens não tem precisão matemática, de maneira que serão naturais, ao final da apuração, algumas pequenas oscilações. Mas, com base nesses dados preliminares, o leitor poderá ir tirando suas próprias conclusões quanto ao desfecho do pleito. Este é, na essência, o objetivo principal deste trabalho realizado por Século Diário.

Estrelinhas: veja o índice de acerto das projeções de Século Diário

Século Diário encerrou o primeiro turno das eleições municipais de 2008 alcançando um índice de acertos de 80,51% na cotação dos candidatos a prefeito em todo o Estado. Nas câmaras municipais, o índice de acertos foi de 82,35% em Vila Velha e Serra. Em Cariacica, o índice chegou a 93,75%. Em Vitória, todos os candidatos eleitos estavam presentes nas nossas projeções.

As estrelinhas de Século Diário – como ficaram conhecidas nos meios políticos – movimentaram as eleições nos municípios. O jornal acertou 62 candidatos a prefeito eleitos. Ou seja, um total de acertos de 80,51% em uma eleição marcada por constantes mudanças de cenários.

Nas câmaras, os índices de acerto também foram altos. Em Vitória, nas nossas listas de estrelinhas, dos quinze eleitos, todos estavam presentes nas nossas projeções com quatro ou cinco estrelinhas – 100% de acerto. Em Cariacica, o índice de acerto foi da ordem de 15 candidatos eleitos em 16 vagas, com impressionantes 93,75% de acertos.

Em Vila Velha, Século Diário relacionou 14 dos 17 eleitos para ocupar uma cadeira na Câmara Municipal. Na Serra, foram também 14 vereadores eleitos relacionados em um universo de 17 cadeiras. Em ambos os casos, o índice ficou em 82,35%.