Sexta, 29 Março 2024

A Ufes vira cenário de filme apocalíptico

A Ufes vira cenário de filme apocalíptico

Sofrendo com corte de verbas nos últimos anos, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) tem sido constantemente acusada de descuido e lugar propício à violência. A arte imita a vida ou a vida imita a arte? Aproveitando-se desse cenário, a produção Valdemar Porrada, com uma montagem em longa metragem e outra como websérie de oito capítulos, será apresentada nesta quinta-feira, às 19h, no Cine Metrópolis, dentro do próprio campus onde foi filmado.


“Basicamente, a gente encontrou na Ufes toda desolação que a gente queria: obras abandonadas, prédios inacabados. Filmamos nas férias de julho do ano passado, quando a universidade estava vazia, a grama alta, vegetação invadindo os prédios”, diz Renato Miranda, que dirige o projeto junto com Victor Neves. Numa outra cena, urubus devoram a carcaça de um cachorro morto nos gramados da instituição.


Inspirado no gênero cyberpunk e em jogos como Final Fight, a obra apresenta uma universidade abandonada, onde os alunos se organizam em gangues regadas à cerveja e promovem brigas. O reitor existe, mas nunca dá as caras. Aparentemente, os professores abandonaram a instituição, com exceção do professor Wladimyrr, que tem ideias a princípio absurdas e realiza experimentos misteriosos.


A trama começa com a chegada de três calouros que aos poucos vão sendo apresentados a essa nova realidade caótica e a seus personagens que guardam segredos e mistérios. No filme, as gangues disputam quem receberá um inspetor do Ministério da Educação (MEC) encarregado de fechar ou manter aberta a universidade. Em paralelo, o reitor trama sua estratégia para que todos voltem à sala de aula e não tenha problemas com o MEC.


Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência. Apesar da produção trazer aspectos de surrealismo e metafísica, Renato explica que algumas situações observadas no filme-série tem a ver com a própria vivência dos tempos de universidade. Como, por exemplo, a tensão diante da anunciada visita de um inspetor do Ministério para avaliar se os cursos de Jornalismo e Publicidade retomariam as atividades após um fechamento temporário, situação que eles viveram na vida real enquanto estudantes e monitores de laboratórios na Ufes.


Embora possa trazer paralelos e metáforas com o atual momento da Ufes, a crítica direta à instituição não é o objetivo de Valdemar Porrada, segundo Renato. “Se o filme contribuir para algum tipo de debate nesse sentido é super legal, mas nunca foi nosso propósito. Quisemos fazer um filme divertido, do estilo de filme que gostaríamos de assistir. A gente escreve sobre o que a gente vive e nossa realidade acaba ficando impressa no filme”.


A produção foi feita toda de forma independente, com equipamento próprio. A equipe técnica é composta em sua maioria por estudantes de Cinema da Ufes e o elenco por estudantes de Artes Cênicas da Universidade Vila Velha (UVV).



“A gente faz filme desde antes de entrar no curso de Cinema, porque queremos aprender a fazer filme”, conta Renato, destacando o caráter experimental da obra, em que foram aprendendo ao fazer, inclusive na produção de efeitos especiais, pesquisando até mesmo na internet e colecionando alguns erros até chegar ao ponto aceitável, o que também proporcionou boas anedotas.


Valdemar Porrada, na verdade, é a segunda temporada e continuação da websérie chamada simplesmente Valdemar. Nesta primeira temporada, produzida em 2013, a trama versa sobre um livro misterioso e espancamentos ocorridos no campus em meio à eleição para o Diretório Central dos Estudantes (DCE).


Na segunda temporada, que será apresentada pela primeira vez nesta quinta-feira, há um salto temporal, fazendo com que a maioria dos personagens sejam novos e a trama se dê num contexto bastante distinto. Quem viu a primeira parte encontrará na segunda elementos conectivos que entrelaçam as histórias, dando um aspecto de continuação, embora seja possível assistir a segunda temporada diretamente sem ter o entendimento prejudicado. A primeira temporada está disponível no canal Valdemar no YouTube, onde entrará também a segunda temporada a partir de sexta-feira (3).


AGENDA CULTURAL

Lançamento do filme e websérie Valdemar Porrada

Quando: Quinta-feira, 2 de agosto, 19h

Onde: Cine Metropolis - Avenida Fernando Ferrari, Campus da Ufes em Goiabeiras.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/