Quarta, 24 Abril 2024

Agricultor denuncia vereador por degradação ambiental em Nova Venécia

Agricultor denuncia vereador por degradação ambiental em Nova Venécia
Uma das atividades que mais provoca impactos ambientais, a mineração é uma atividade em franco crescimento no Espírito Santo, especialmente no noroeste e, no sul, aos arredores de Cachoeiro de Itapemirim. 
Em Nova Venécia, no distrito denominado Córrego Perdida, o vereador Evaldo Almir, conhecido como Mir de Guararema (PDT), foi alvo de denúncia no Ministério Púbico Estadual.



O denunciante é o produtor rural Wilson Pantaleão Ramos, vizinho ao sítio Ouro Verde, onde se localiza a pedreira do vereador, explorada pela empresa Minera BR Granitos. 



O agricultor registrou um Pedido de Providência na última na quarta-feira (28), ao qual anexou fotos que ilustram seu relato sobre as degradações provocadas pela exploração de granito no local, que estaria sendo feita, segunda consta em sua denúncia, sem o devido licenciamento ambiental dos órgãos competentes.



Os danos em Área de Preservação Permanente (APPs) incluem aterro de nascente; contaminação das águas por resíduos de granito e produtos químicos; e obstrução da estrada, impedindo o trânsito livre de moradores da região.



No Pedido, Wilson diz ainda que a água contaminada da pedreira adentrou na represa de sua propriedade, causando fortes danos, e que os animais que possuía na localidade já não conseguem se manter vivos.



O produtor rural Informa que entrou em contato com o vereador para solucionar a questão, mas não obteve sucesso. E que já gastou mais de R$ 8 mi para realizar o manuseio em sua represa, até o momento, também sem efeitos positivos.



Além da grave degradação ambiental, a exploração de mármore e granito gera reduzida renda e trabalho e, ainda assim, recebe privilegiados incentivos fiscais do governo. A maior parte da produção é exportada e é isenta do pagamento de ICMS, sustentando um pequeno grupo de empresários, muitos deles, financiadores de campanhas políticas para eleger parlamentares e gestores públicos. 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/