Quinta, 28 Março 2024

Campo minado

    Ag.Câmara/Ag.Senado

Dois parlamentares capixabas e do PMDB estão no centro das últimas movimentações em Brasília que projetam as disputas às presidências da Câmara dos Deputados e do Senado. A deputada federal Rose de Freitas, que já anunciou oficialmente sua intenção de brigar pelo comando da Câmara, e o senador Ricardo Ferraço, citado na coluna Painel, da Folha de S. Paulo, como potencial protagonista de uma articulação para tentar fazer frente à candidatura de Renan Calheiros (PMDB-AL). Ao contrário de Rose, Ferraço não assume disposição em encarar a empreitada. Em ambos os casos, as articulações geram crise interna no PMDB, pois surgem como candidaturas de oposição aos nomes já colocados. Rose e Ferraço são lideranças importantes do Estado, do ponto de vista regional e em tempos de escassez de recursos, seria uma mão na roda se um deles fosse alçado ao posto. Mas a questão é bem mais ampla e faz parte de um movimento nacional do partido para aumentar sua participação no governo Dilma. Os capixabas terão vez? Dificilmente. 
 
 
Independência
No caso de Ferraço, que saiu das eleições deste ano vinculado ao ex-governador Paulo Hartung (PMDB), seria a chance de romper essa condição e assumir personalidade política própria. Neste caso, abria campo para uma disputa ao governo em 2014. 
 
Míope
Por falar em perdas financeiras, as avaliações da imprensa local sobre o projeto de redistribuição dos royalties aprovado pela Câmara parecem não considerar o contexto político nacional. Constatações de fora do Estado chamam as bancadas do Rio de Janeiro e Espírito Santo à responsabilidade. 
 
Míope II
Vale o registro do colunista de O Globo, Ilimar Franco. Ele atribui ao presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), a visão de que essas duas bancadas tiveram boa parcela de culpa no resultado da votação, pois foram irredutíveis na negociação, não aceitando acordo, o que fez todos os demais estados de rebelarem. 
 
Controvérsias
O prefeito eleito de Cariacica, Juninho (PPS), sempre que pode reafirma não ter apadrinhado político. Mas não é essa interpretação que corre nos bastidores. Alguns integrantes de sua equipe de transição falam por si só, o médico Nilson Mesquita Filho, do Grupo Meridional, e o consultor imobiliário José Luiz Kfuri. 
 
Segue...
A propósito, o povo quer saber de Juninho qual será o destino do PA do Trevo e do Pronto Socorro de Itacibá. Vão continuar na prefeitura?
 
Boas-vindas
O deputado estadual Luiz Durão (PDT), depois de algumas licenças médicas, voltou à Assembleia nesta segunda-feira (12). Eis que durante a sessão, no momento em que o presidente da Casa, Theodorico Ferraço (DEM), saudava o colega, uma voz ecoou no plenário: “vaso ruim não quebra”. 
 
Ponto de vista
Então quer dizer que o deputado estadual Glauber Coelho (PR), o vice-prefeito eleito de Vila Velha, Rafael Favato (PRB), e o vereador reeleito em Vitória, Fabrício Gandini (PPS), são os políticos-sensação do Estado? Quem elegeu? 
 
Portas fechadas
O cenário de festa armado para apresentar os novos projetos do Grupo Buaiz para a Enseada do Suá, em Vitória, antes mesmo da audiência pública da prefeitura para discutir alteração do Plano Diretor Urbano (PDU), é prova clara de que já está tudo certo e consolidado para a região. Em favor dos empresários e contra a cidade. Acendeu o alerta vermelho.
 
140 toques
“A querela pública entre Coser e Iriny expressam a falta de projeto partidário e excesso de projetos pessoais e de tendências no PT capixaba”. (Vereador de Vila Velha – João Batista Babá – PT – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
No Brasil de hoje, os cidadãos têm medo do futuro. Os políticos têm medo do passado. Chico Anysio

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/