Quinta, 25 Abril 2024

Candidata endurece discurso contra 'gestão transparente' da OAB

Candidata endurece discurso contra 'gestão transparente' da OAB

A candidata à Presidência da seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) pela Chapa 3, Elisângela Melo, subiu o tom de críticas à atual gestão comandada por Homero Mafra. Na reta final das eleições, que serão realizadas no próximo dia 28, a advogada tem criticado sistematicamente a falta de transparência da atual gestão. Para Elisângela, a seção “transparência”, no site da OAB-ES, não permite sequer que os advogados e a sociedade compreendam e interpretem a quantas anda a gestão financeira da Ordem.

 

“Durante a campanha, tem sido difícil falar sobre as contas da Ordem porque não se tem a transparência necessária. Hoje as informações, da maneira como são divulgadas, impedem a compreensão dos dados. Não basta publicar um balancete técnico e burocrático que não permite que os advogados, em sua maioria, possam entender e acompanhar as contas da Ordem. Afinal, a transparência é exclusiva para contadores ou para o advogado entender como o dinheiro da sua anuidade está sendo gasto”, questiona Elisângela.

 

Embora o candidato da chapa 1 (situação) à Presidência da Ordem, Ricardo Brum, venha rebatendo as críticas da Chapa 3 referentes à falta de transparência, entender as contas da instituição hoje é um grande desafio, como aponta Elisângela. “Não é aceitável divulgar um balancete técnico e dizer que você está cumprindo com seu compromisso de dar transparência às contas da instituição”, protesta. Ela acrescenta que a tecnologia permite tornar a navegação uma experiência intuitiva e amigável, que garanta o acesso a todos os advogados. “Os dados existem, o que falta é compromisso em garantir transparência a essas informações”.



O pleito 


As eleições da seccional capixaba da Ordem dos Advogados definirão os gestores do biênio 2019/2021. Serão escolhidos os integrantes da Diretoria e do Conselho da Ordem. O pleito tem data marcada para a próxima quarta-feira (28), com voto obrigatório para todos os inscritos na OAB. 


De acordo com a Comissão Eleitoral, os advogados podem justificar a ausência nas eleições por meio do peticionamento eletrônico no sistema Dataged, utilizado pela entidade, no assunto justificativa eleitoral 2018, até 28 de dezembro deste ano. Quem não comparecer, nem justificar, sofrerá multa equivalente a 20% do valor da anuidade vigente.


Para votar, os advogados têm que estar regularmente inscritos, adimplentes com o pagamento das anuidades. O prazo para regularização financeira será até o dia próximo dia 26.


A eleição conta com três candidatos. Além de Elisângela e Brum, José Carlos Rizk participa novamente do pleito, depois de uma derrota apertada para Mafra.

Veja mais notícias sobre Justiça.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/