Quinta, 28 Março 2024

Candidaturas 'indesejáveis' colocam em risco reeleição de deputados estaduais

Candidaturas 'indesejáveis' colocam em risco reeleição de deputados estaduais

Os deputados Erick Musso (PRB), presidente da Assembleia Legislativa, e Raquel Lessa (Pros) são dois dos parlamentares que tiveram a reeleição colocada em área de risco com a confirmação de candidaturas consideradas “indesejáveis”. 


Depois de aguardar por mais de 48 horas a decisão do Tribuna Regional Eleitoral (TRE-ES), o ex-prefeito de Aracruz Ademar Devens (PSD) conseguiu registrar a candidatura a deputado estadual, superando empecilhos burocráticos. 


Da mesma forma, o ex-prefeito de São Gabriel da Palha, Luiz Pereira do Nascimento, também entra na disputa por uma vaga na Assembleia, concorrendo pelo PSD, mesmo partido de Devens. 


No caso do presidente da Assembleia Legislativa, a candidatura do ex-prefeito é apontada com capacidade para reduzir cerca de 4,5 mil votos em seu principal reduto eleitoral, o município de Aracruz, situação que é agravada com o elevado número de candidatos a deputado estadual. 


O município tem sete candidatos à Assembleia Legislativa, o que significa fragmentação do eleitorado, onde se registra uma redução na densidade eleitoral de Erick Musso, acentuada nos últimos anos, levando-o a investir em novos redutos, no sul do Estado, desagradando lideranças políticas locais. 


Em São Gabriel da Palha, noroeste do Estado, o ex-deputado e ex-prefeito Luiz Pereira, também do PSD, conseguiu o registro da candidatura a deputado estadual. Ruim para a reeleição da deputada estadual Raquel Lessa (Pros), principalmente, e Henrique Vargas, que concorre pelo PCdoB.


As campanhas eleitorais possuem o mérito de revelar realidades que se mantinham encobertas no cenário político, principalmente quando relacionadas a ocupantes de cargos de destaque. Este é o caso do deputado Erick Musso, passageiro constante do helicóptero utilizado pelo governador Paulo Hartung, cujas viagens fora da agenda oficial foram suspensas depois do acidente na região montanhosa do Estado, dia 10 deste mês, segundo informações que circulam nos bastidores do cenário político.  


Com baixa densidade eleitoral desde que se elegeu para o primeiro mandato, em 2014, o deputado foi perdendo a representatividade, apesar da proximidade com a máquina pública.  


Em São Gabriel da Palha, a candidatura do ex-prefeito Luiz Pereira abala a reeleição da deputada Raquel Lessa. Ambos atuam no mesmo reduto eleitoral, situação que se torna mais complicada pelo fato de o município ter nada menos do que cinco candidatos a deputado estadual.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/