Quinta, 28 Março 2024

Caravana da Saúde começa visitas em hospitais estaduais

Na manhã desta quinta-feira (19), representantes do Sindicato dos Servidores da Saúde no Estado (Sindsaúde-ES) estiveram no Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus, norte do Estado, com a Caravana da Saúde, que vai percorrer diversos municípios capixabas alertando servidores e a população sobre as mazelas das terceirizações dos hospitais estaduais.


O Roberto Silvares está na mira da terceirização e sofre com o sucateamento. Processo que corre na Primeira Vara Cível de São Mateus, fruto de uma ação civil pública, pode resultar até em interdição do hospital. Isso caso o governo do Estado não faça reparos estruturais, se adeque às normas sanitárias e ampliei o número de leitos em, pelo menos, 500 vagas. Atualmente, a unidade, que atende a clientela da região norte e até do sul da Bahia, está completamente sucateada.     


O hospital tem fiação exposta, partes em que o teto desabou, móveis velhos e quebrados, muita sujeira e desorganização; mesas com pilhas de documentos, incluindo prontuários de pacientes; rachaduras nas paredes, pisos e azuleijos quebrados; banheiros com equipamentos velhos, mofo pelas paredes e até ninhos de baratas, ratos e morcegos. 


Para o diretor de Comunicação do Sindsaúde-ES, Valdecir Nascimento, deixar as unidades em péssimas situações de funcionamento é estratégia da Sesa para justificar a terceirização. Já a diretora da Secretaria Geral da entidade, Wilta Maria Tosta, acredita que a terceirização é um processo criminoso de entregar a verba da saúde pública para o setor privado. “Temos experiências negativas com relação às unidades já terceirizadas, com relatos chocantes de mortes que poderiam ser evitadas, além das péssimas condições de trabalho”, apontou.


Em recente anúncio, o secretário de Estado da pasta, Ricardo de Oliveira, confirmou que mais seis hospitais serão privatizados até o final do ano. Considerando os quatro já administrados pelas Organizações Sociais, as OSs - Infantil de Vila Velha, Estadual de Urgência e Emergência, Central e Jayme dos Santos Neves – serão dez no total. 


Serão realizadas reuniões dentro dos hospitais estaduais com os servidores, e também em praças públicas com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), nas cidades em que as unidades estão localizadas, assim como os municípios vizinhos. 


O hospital Roberto Silvares está no pacote de privatização anunciado pelo governo do Estado, chamado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) de Novo Modelo de Gestão. Além do hospital de São Mateus, estão na lista Dr. Alceu Melgaço Filho, em Barra de São Francisco; Silvio Avidos, em Colatina; Antônio Bezerra de Faria, em Vila Velha; Dório Silva, na Serra; e Infantil, de Vitória. Todas as unidades sofrem com o sucateamento.  

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/