Quinta, 25 Abril 2024

Casagrande indica mais quatro nomes, mas não define áreas de Saúde e Agricultura

Casagrande indica mais quatro nomes, mas não define áreas de Saúde e Agricultura

Mais quatro secretários foram anunciados na tarde desta quarta-feira (21) pelo governador eleito, Renato Casagrande (PSB), completando 13 das 24 secretarias de Estado e órgãos do primeiro escalão do governo, sem ainda definir, porém, os nomes para áreas essenciais, como Saúde e Agricultura. O socialista já avisou, porém, que irá fazer novos anúncios em coletiva na manhã desta quinta-feira (22).


A indicação do senador Ricardo Ferraço (PSDB), derrotado nas últimas eleições, sinalizada como provável para a Agricultura, não se confirmou, e, nos bastidores, corre a notícia de que ele prefere ficar um tempo fora do círculo de poder, a fim de deglutir a não reeleição. 



Da mesma forma, o deputado reeleito Paulo Foletto (PSB), é esperado para ser confirmado na pasta da Saúde. O impasse, segundo os meios políticos, é que ele pretenderia ir para a Agricultura, apesar de médico. Para esta pasta, voltou a se cogitado no mercado político o nome do deputado federal reeleito, Sérgio Vidigal (PDT). 



Entre os nomes indicados por Casagrande nesta quarta-feira estão o ex-secretário de Transportes e Obras Públicas em seu primeiro mandato, Fabio Damasceno, que retorna para a mesma secretaria, e a advogada Nara Borgo para a Secretaria de Direitos Humanos.  



Os outros nomes são, na Secretaria de Justiça, o delegado de Polícia Federal Luiz Carlos Cruz, que foi responsável por planejar as ações de segurança de grandes eventos no Rio de Janeiro, como a Copa do Mundo 2014, e para o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES)  Luiz Cesar Maretto, 58 anos, que foi diretor do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes) na primeira gestão de Casagrande.



A futura secretária Estadual de Direitos Humanos tem 39 anos é mestre em direito e alinhada aos movimentos em defesa dos direitos humanos. Atualmente, ela ocupa a Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de Vitória e é ex-vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES). 



Fábio Damasceno, de 43 anos, é secretario de mobilidade no Distrito Federal e, em agosto deste ano, após denúncia por usar dinheiro público de forma indevida, juntamente com o assessor Victor de Freitas Espíndula, teve os bens bloqueados pela Justiça estadual. Os dois foram condenados por patrocinar um evento de forma indevida em 2014, causando um prejuízo aos cofres do Estado de R$ 220 mil, segundo o Núcleo Anticorrupção e de Combate à Improbidade Administrativa (Naia) da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Na ação civil pública, os procuradores afirmam que os réus cometeram atos de improbidade administrativa e que o ex-secretário, inclusive, já foi condenado pelo Tribunal de Contas do Espírito Santo a restituir a referida quantia aos cofres públicos.



Até agora, além dos secretários anunciados nessa quarta-feira, estão confirmados Álvaro Duboc no Planejamento; Rogélio Pegoretti, Fazenda; Davi Diniz de Carvalho, Casa Civil; Flavia Mignoni, Comunicação; Luiz Paulo Vellozo Lucas, Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN); Roberto Sá, Segurança Pública; Vitor de Angelo, Educação; Tyago Hoffmann,  Secretaria de Governo; e Rodrigo de Paula, Procuradoria-Geral do Estado.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/