Quinta, 28 Março 2024

'Chá de cadeira'

'Chá de cadeira'



 


A “geladeira” do senador Magno Malta (PR) no governo Jair Bolsonaro (PSL), tratada regularmente por esta coluna, voltou a ser assunto da imprensa nacional nesta segunda-feira (19). Matéria do jornal O Globo afirma que, apesar de cotado para um ministério que uniria Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, a equipe de transição do presidente eleito não considera Magno uma prioridade. Desta vez, a fala não veio do vice, Hamilton Mourão (PRTB), que ficou marcado na campanha eleitoral por declarações questionáveis e polêmicas. Quem diz é o general Augusto Heleno, anunciado chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI): “Ninguém está pensando em Magno Malta agora. Quando começa o governo? Em janeiro. Tem 40 dias ainda para pensar em Magno Malta”, completou Heleno ao jornal. Nessa “onda”, já se inicia a terceira semana sem que seja anunciado o plano para o senador derrotado no Espírito Santo. Para além da reação em cadeia contra sua nomeação, registrada em abaixo-assinados e nas redes sociais, O Globo lembra o “chá de cadeira” que Magno deu em Bolsonaro nas articulações para fazer dele o vice da chapa. Esperou até o último momento para declarar oficialmente que disputaria a reeleição, após ser incensado por mais de um mês. Agora, quem aguarda é ele, constata o jornal. Por enquanto, sentado...


'Chá de cadeira' II

A matéria lembra ainda que, na época do anúncio, Bolsonaro foi ao gabinete do senador tirar satisfação, mas os dois abafaram o caso, enquanto o presidente eleito buscava um plano B. Poucos dias após eleição, depois de atuar de novo como “pastor de Bolsonaro”, Malta garantiu ao Globo que seria ministro e seus aliados davam como certo o anúncio em evento do último dia 6. Até agora, nada!


'Chá de cadeira' III

Apesar de o próprio Bolsonaro ter atuado como escudo de Magno nas críticas desde o fim do segundo turno e, inclusive, afirmar que ele fará parte do próximo governo, a novela que se tornou esse processo é sintomática. Ao invés de chegar com pompa e circunstância, Magno se tornou um “abacaxi” e acumula desgastes a sua imagem.


Drama

A propósito, o caso revelado por Século Diário em setembro último, do pai acusado de estuprar a própria filha de dois anos pela CPI da Pedofilia, comandada pelo senador, foi publicado pela Folha de S. Paulo. O ex-cobrador de ônibus Luiz Alves de Lima repetiu os relatos de tortura e as decisões judiciais que o inocentaram anos depois.


Conveniências

A Assembleia aprovou, nesta segunda-feira (19), o projeto de Sergio Majeski (PSB) que obriga dar transparência às agendas de governadores, vice, secretários e ocupantes de cargos de presidência de empresas e fundações públicas. As informações deverão ser divulgadas, diariamente, na internet, com antecedência de 24h. Depois de muito esconder esses dados, agora está fácil, fácil para Hartung sancionar a matéria.


Conveniências II

Se essas informações fossem públicas, aliás, o acidente do helicóptero com o governador e sua mulher, Cristina Gomes, em plena sexta-feira e na região onde o casal tem uma mansão, em agosto deste ano, não teria ficado por isso mesmo. Na época, Majeski denunciou que Hartung não cumpria agenda oficial. O uso da aeronave para fins particulares caracteriza improbidade administrativa.


Burburinho

Sem revelar claramente os motivos, a carta de renúncia da vice-presidente da seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), Simone Silveira, repercute nos bastidores jurídicos. Ela estava na Ordem desde 2013, já na gestão de Homero Mafra, e atuava também como conselheira. 


Burburinho II

Simone diz que anunciou a decisão somente agora, já comunicada a demais conselheiros e diretoria, porque pretendia “implementar os últimos compromissos e projetos assumidos há meses em prol das comissões”, e aguardar o registro de chapas da atual disputa, para afastar qualquer interesse no pleito, marcado para o próximo dia 28. O momento escolhido para a saída, no entanto, não passou batido. Haja especulação...


Holofote

O governador transfere simbolicamente, nesta terça-feira (20), a capital do Estado para o município de São Mateus, norte capixaba, por conta do Dia Nacional da Consciência Negra. O prefeito Daniel da Açaí (PSDB), pendurado no cargo, deve deitar e rolar.


Antes tarde...

Também por esses lados, Hartung incluiu no Calendário Turístico do Estado a homenagem aos Santos Católicos São Benedito e São Sebastião, que ocorre na Vila de Itaúnas, em Conceição da Barra, nos dias 19 e 20 de janeiro. Demorou, hein!


PENSAMENTO:

“Um bom exemplo é o melhor sermão”. Benjamin Franklin

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/