Sexta, 29 Março 2024

Comissão da Assembleia recebe Carta Aberta dos servidores do Iema

Comissão da Assembleia recebe Carta Aberta dos servidores do Iema

A Associação dos Servidores do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Assiema) protocolou, nessa quarta-feira (15), ofício endereçado à Comissão de Proteção ao Meio Ambiente e aos Animais da Assembleia Legislativa (Ales), com a Carta Aberta que denuncia o sucateamento do órgão ambiental.



No documento, a Assiema pede que os deputados que integram o colegiado – Dr. Rafael Favatto (PEN), Sandro Locutor (Pros), José Esmeraldo (MDB), Gilsinho Lopes (PR) e Gildevan Fernandes (PTB) – intercedam junto ao governo estadual em favor do atendimento às reivindicações.



A pauta inclui prioritariamente: realização em 2018 de concurso público com previsão de reposição de 137 vagas; retirada da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) das instalações físicas do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), como forma de fortalecer tanto a autarquia quanto a secretaria dentro de suas atribuições; e auditoria do Tribunal de Contas e Secretaria de Contas no processo do Conecta Meio Ambiente.



Além disso, a entidade requer também melhoria da estrutura física do Iema, com reformas efetivas e finalização de obras inacabadas, com qualidade; fortalecimento da assessoria jurídica do Iema, com vagas no concurso para Agentes de Desenvolvimento Ambiental com formação em direito; retomada efetiva e com espaço adequado para as atividades do setor de autorização para uso de fauna, promovendo a legalidade dos usos de fauna; e resolução das questões envolvendo carência/ausência de apoios administrativos e motoristas do Iema.



A Carta Aberta anexada ao ofício para a Comissão de Meio Ambiente relata o quadro alarmante em que se encontra a autarquia, que sofre processo de sucateamento há dez anos, sendo intensificado a partir de 2014 e tendo seu ponto máximo em 2017, com a tentativa explícita de sua extinção pelo próprio secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Aladim Cerqueira.



É a segunda vez, esse ano, que os servidores do Iema se dirigem diretamente à Assembleia Legislativa para denunciar a situação do principal órgão ambiental capixaba. No último Dia Mundial do Meio Ambiente, cinco de junho, a categoria realizou um protesto em frente à Casa, solicitando apoio dos deputados à causa.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/