Quinta, 28 Março 2024

Conselho de Saúde de Linhares aprova estadualização do HGL

Conselho de Saúde de Linhares aprova estadualização do HGL

A estadualização do Hospital Geral de Linhares (HGL) foi aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde. Segundo informou a prefeitura em seu site, a aprovação foi nesse sábado (22). 


O processo de estadualização do Hospital Geral de Linhares foi anunciado sob protestos dos servidores. No último dia 14, munidos de faixas, cartazes e equipamento de som, os trabalhadores denunciaram a falta de transparência no processo de entrega da unidade da Prefeitura de Linhares para o governo do Estado.


“A poucos meses do fim do governo Paulo Hartung, tivemos agora esta surpresa anunciada pelo município, de entrega do hospital para o governo do Estado, sem discutir com a sociedade e nem com o Conselho Municipal de Saúde. Foi na calada da noite e sabemos que não é uma decisão que vai trazer melhorias, pois a política do atual governo estadual é a de privatizar/terceirizar os hospitais, drenando os recursos da saúde para as mãos de empresários que só visam lucros”, explicou na ocasião Cynara Azevedo, da Secretaria de Condições de Trabalho do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sindsaúde-ES).


Durante a atividade, o grupo conversou com a população e distribuiu material informativo sobre as mazelas provocadas pela terceirização, para informar e alertar a povo capixaba sobre como a entrega dos hospitais para as mãos das organizações sociais é danosa. 


Os olhos do município, porém, são outros. A prefeitura informa que a estadualização dará condições ao HGL em utilizar todo seu potencial, disponibilizar mais especialidades e ampliar o número de leitos dos atuais 90 para 152. Além disso, o hospital vai se tornar um dos principais serviços de urgência e emergência da região nas áreas de traumato-ortopedia, clínica médica e cirurgia geral, duplicando a oferta de leitos intensivos adultos.


"O conselho aprovou o processo de estadualização do hospital por entender que, com a iniciativa, o valor investido na rede hospitalar por parte do município será direcionado para atenção básica, favorecendo a população que vai receber um atendimento em saúde cada vez mais próximo e de maior qualidade", ressaltou o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Itamar Teixeira, citado pelo informe da prefeitura.


Com a estadualização, o HGL deverá se integrar gradualmente como suporte hospitalar das linhas de cuidado implantadas na unidade da Rede Cuidar em Linhares, que será inaugurada este ano, o que promete aumentar a oferta de consultas e exames; reduzir o tempo de espera para consultas e exames; oferecer um atendimento personalizado e humanizado; e integrar as equipes da atenção primária às equipes da atenção especializada, garantindo, assim, um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região.


Protestos


O HGL foi alvo de protestos pelos moradores contra a falta de médicos e também de pronunciamentos da deputada estadual Eliana Dadalto (PTC) no Plenário da Assembleia Legislativa, que cobrava um hospital estadual para a cidade.


“Pais e mães desesperados, com os filhos nas mãos, passaram a madrugada na frente do Hospital e não tem médico pra atender as crianças”, relatou em maio deste ano a parlamentar. O município  conta com três hospitais – um filantrópico, um particular e o municipal – que também atendem à população de municípios vizinhos, como Sooretama.


Os protestos arrefecem num momento em que o prefeito de Linhares, Guerino Zanon (MDB), trabalhava vigorosamente para terceirizar vários serviços públicos essenciais, como saúde, educação, meio ambiente, assistência social, cultura, produção agropecuária, pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico.


Um Projeto de Lei Complementar (PLC) nesse sentido, o de nº 004/2018, foi enviado à Câmara de Vereadores em março deste ano, com objetivo de criar o Programa de Organizações Sociais (OSs), tratando da habilitação de empresas da iniciativa privada sem fins lucrativos para atuar na gestão de serviços públicos municipais. Mas, após reações de movimentos sociais, foi retirado de pauta.


O hospital 


O Hospital Geral de Linhares é um hospital próprio sob a administração da Secretaria Municipal de Saúde de Linhares, possui 90 leitos, pronto-socorro 24 horas, que realiza média de 20 mil atendimentos/mês, 250 mil atendimentos/ano. 


O município de Linhares é um dos principais polos de saúde do Norte do Espírito Santo. Sua população atual é de aproximadamente 167 mil habitantes.


É referência para a maioria dos 32 municípios que compõem as Regiões Central e Norte de saúde (mais de 1 milhão de habitantes), nas áreas de urgência e emergência, atenção materno-infantil de risco habitual, cirurgia cardiovascular e trauma/ortopedia, terapia renal substitutiva, oncologia e consultas especializadas. Conta com leitos de terapia intensiva, pediatria e adulto.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/