Quinta, 25 Abril 2024

Curso gratuito vai abordar literatura produzida no Espírito Santo

Curso gratuito vai abordar literatura produzida no Espírito Santo

A literatura capixaba tem início em tempos bem distantes, a partir dos missionários jesuítas, e ao longo dos séculos vem produzindo grandes obras e escritores de qualidade. Uma oportunidade para conhecer melhor esse panorama histórico é com o minicurso "Literatura do Espírito Santo", que será ministrado a partir da próxima semana por Anaximandro Amorim, professor, escritor e integrante da Academia Espírito-Santense de Letras.


Em sete aulas, que acontecem sempre às quintas-feiras, de 19h às 21h, de 27 de setembro a 8 de novembro, serão apresentadas as principais obras e autores de forma cronológico-histórica, desde José de Anchieta a Tavares Bastos, passando por Marly de Oliveira, Haydée Nicolussi, Bernadette Lyra, Waldo Motta, Reinaldo Santos Neves, entre outros. "A importância, em primeiro lugar, é de fazer conhecer a dita literatura do Espírito Santo ou literatura capixaba. Em segundo lugar é mostrar um pouco da nossa identidade por meio da literatura. Sabemos muito pouco ou quase nada a respeito dos nossos autores, mas há uma literatura pujante desde o século 16", diz o professor.


A metodologia será expositiva, fazendo uma viagem pelos séculos da literatura do Espírito Santo. "Vamos introduzir alguns autores que reputamos pela revisão bibliográfica, que são considerados mais representativos. Não é possível abordar todos nem aprofundar um especificamente. Vai ser um voo histórico e vamos introduzir também alguns textos extraídos de romances, além de poemas, contos e crônicas destes autores ao longo do tempo", explica Anaximandro.


O local das atividades será a Aliança Francesa de Vitória, localizada em Praia de Santa Helena. O minicurso é fruto de um projeto de extensão do Núcleo de Estudos e Pesquisa da Literatura do Espírito Santo (Naples), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). As vagas são limitadas por ordem de inscrição e as inscrições gratuitas são feitas pelo e-mail .


AGENDA CULTURAL


Minicurso "Literatura do Espírito Santo"


Quando: Às quintas-feiras, 19h, de 27 de setembro a 8 de novembro


Onde: Aliança Francesa de Vitória - Rua Alaor Queiroz de Araújo, 200, Praia de Santa Helena, Vitória/ES.


 


Calendário:


27/9 - Apresentação do minicurso. Introdução à história literária brasileira. A literatura do Espírito Santo


4/10- Dos primórdios até José de Anchieta


11/10- Os séculos XVI, XVII e XVIII (o “Poema Mariano”). O século XIX (Romantismo, Realismo, Parnasianismo e Simbolismo).


18/10- O século XX – 1ª parte. Do início aos anos 1950.


25/10- O século XX – 2ª parte. Dos anos 1960 aos anos 1980


1/11 - O século XX – 3ª parte. Dos anos 1980 ao fim da década


8/11 - O século XXI – as múltiplas vozes. Algumas hipóteses. Conclusão do curso.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/