Sábado, 20 Abril 2024

De orelha em pé

Renato Casagrande (PSB) mal se viu governador do Estado, com a auréola de um dos políticos mais espertos da contemporaneidade do Espírito Santo, e já enxergou que o grande risco que encontrará chama-se Audifax Barcelos (Rede), atual prefeito da Serra, que, com certeza, estará na disputa para o governo na próxima eleição. Tanto isso é provável, que o governador  Paulo Hartung se aproxima dele. 


Considerando o nível de esperteza, Audifax está no mesmo nível de Casagrande e PH, principalmente do primeiro, já que PH hoje busca sua sobrevivência política. Audifax tem tudo na mão. Uma prefeitura cheia de grana, um partido (Rede), uma gestão bem avaliada, é audacioso, e também um dos que mais sabe lidar com o marketing, basta ver seu comportamento na última disputa para a prefeitura da Serra, quando mudou Flávia Mignone por Jane Mary e conquistou o cargo. Foi igual trocar um comandante de avião em pleno voo. 


A probabilidade de Audifax chegar ao governo estadual está na mesa do governador eleito, que já o considera um obstáculo para a sua própria reeleição.


Onde entra PH nisso, abatido que foi no último processo eleitoral? Como disse antes, já se chegando para o lado de Audifax, como se este fosse um instrumento vital para a sua sobrevivência. PH até já se ofereceu para entrar na Rede, partido do prefeito.


Esta potencialidade de Audifax é temerária para Casagrande, que se encontra com poucos recursos para enfrentá-la.  Vai encontrar um governo chumbado que exigirá muito dele e, ao mesmo tempo, terá de ficar olhando para a frente, para a movimentação de Audifax. 



A favor de Casagrande neste embate tem o fato de que já conhece antecipadamente o seu principal obstáculo para prosseguir com o seu domínio na política capixaba. Contra, tem a dificuldade de realizar um bom governo nas atuais condições do Estado. 


Será que valerá à pena para Casagrande recorrer à antiga ligação com o próprio PH, já que há alguns anos andavam de mão dadas como donos absolutos do poder no Estado?


PH conseguirá seu intento junto a Audifax ou aceitará reatar o antigo namoro?  Haveria de se indagar se isto ainda é possível, após o confronto de PH e Casagrande nas últimas eleições, quando  PH viu que não tinha mais capital político para ir à disputa com Casagrande. 



Eu, particularmente, não vejo como impossível eles voltarem a se reencontrar no projeto Unanimidade, no qual ambos quiseram fazer do Espírito Santo propriedade política privada. 


A preocupação com esta potencialidade do Audifax de mudar o rumo da vida política do Estado poderá ser melhor vista quando Casagrande levar para o seu governo o principal combatente do Audifax,  o deputado federal Sergio Vidigal (PDT), que deve assumir uma secretaria importante e armar-se de poderes para ir de encontro ao prefeito na próxima eleição na Serra.


Politico da esperteza de Casagrande, quando se senta na cadeira, já está de olho lá na frente.

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/