Quinta, 28 Março 2024

Disputa para o Senado fica ainda mais embolada no Estado

O cenário da disputa por uma vaga para concorrer ao Senado Federal pelo Espírito Santo em 2018 ficou ainda mais difícil, com a entrada agora do militar da reserva Marcos do Val, conhecido como “o brasileiro da Swat”, na lista de pretendentes à cadeira. Ele quer concorrer à vaga pelo PSB, do ex-governador Renato Casagrande. 
 
A tendência é a situação ficar ainda mais confusa até abril, data-limite para o governador Paulo Hartung deixar o cargo e formalizar se irá concorrer à reeleição ou ao Senado. 
 
Embora os candidatos ainda não tenham oficializado a participação no pleito, o mercado político aponta, além de Marcos do Val, mais quatro candidatos. Os dois dos três atuais senadores, Ricardo Ferraço (PMDB) e Magno Malta (PR) e os deputados estaduais Sergio Majeski (PSDB) e Amaro Neto (Solidariedade).
 
A entrada do “brasileiro da Swat” no mercado pelo PSB deixa um rastro de confirmação de que o ex-governador Renato Casagrande tentará, de fato, o retorno ao Palácio Anchieta, como sugerem suas movimentações. Seu adversário, no entanto, permanece uma incógnita, que somente será decifrada com a definição de Hartung, em abril.
 
Explica-se. Caso o candidato ao governo seja o atual vice, César Colnago, inflado pelo sopro de Paulo Hartung,  fica em aberto um espaço para o partido do vice, o PSDB. 
 
Se Majeski permanecer no partido, o que é difícil, mais uma vez Ricardo Ferraço fica órfão. O deputado joga solto, em decorrência de eficiente atuação na Assembleia Legislativa.
 
Magno Malta (PR) permanece como está: mal junto aos evangélicos, seu principal reduto eleitoral, enquanto Amaro Neto, com muito potencial eleitoral nas classes mais pobres, necessita de um aval para lhe dar credibilidade. E ninguém melhor para assumir esse papel do que o governador, que, por isso, exerce controle sobre ele. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/