Terça, 23 Abril 2024

Era uma vez

Mesmo com o Instituto Futura e o jornal A Gazeta tentando melhorar a situação do ex-governador Paulo Hartung (PMDB) por conta dos números da pesquisa ao governo do Estado divulgada nesse domingo (3), o cenário mostra que finalmente surgiu um novo personagem na política capixaba capaz de derrubar o título de imbatível por tantos anos atribuído ao ex-governador: chama-se Renato Casagrande. Muito mais do que os índices apontados na estimulada (tendência de voto), em que o governador aparece 5,1% na frente de Hartung, merece destaque o resultado da espontânea, que aumenta essa diferença para 7%, abrindo uma frente e tanto para esse tipo de abordagem, que é declaração de voto, ou seja, decide eleição. Considerando o universo de cerca de 2,4 milhões de eleitores no Espírito Santo, são 174 mil votos a mais para Casagrande, que tem a máquina na mão e chances de crescer até o pleito de outubro de 2014. Com outro detalhe: o Futura e A Gazeta são antigos parceiros de Hartung. Quer dizer, esses números podem ser ainda mais desfavoráveis ao ex-governador. Lembra da recente pesquisa Enquete/ATribuna, que sequer publicou cenário com Hartung ao governo, o que levantou suspeitas de queda do ex-governador? Pois então, está mais do que explicado. 
 
Ensaiado
Interessante também o posicionamento do senador Ricardo Ferraço (PMDB), que aparece com 14,1% no cenário sem Hartung. Posando de pré-candidato, ele admite em A Gazeta, nesta segunda-feira (4), que “Hartung é mais forte” e terá que “ser humilde” caso o cabeça de chapa seja o aliado. Faz parte do show para levantar a bola do ex-governador.
 
Ensaiado II
Tem outra: quem decidiu que Ferraço é pré-candidato? O andar de cima, a Nacional do PMDB, dá sinais de que deseja Hartung na disputa. Já a base do partido quer ficar com Casagrande. Não tem consenso nem nada parecido e o senador já bateu o martelo, por conta própria?
 
Que coisa...
Mais uma vez, a senadora Ana Rita (PT), detentora do mandato, não é considerada em nenhum cenário ao Senado. Somente o ex-prefeito João Coser, que disputa contra ela o comando do partido no Estado, no próximo domingo (10). Péssimo isso, hein?!
 
Reta final
A propósito, nesta segunda-feira (4), às 19 horas, ocorre mais um debate entre os candidatos à presidência regional do PT, na Câmara de Vila Velha. Também é candidato ao posto o subsecretário de Estado de Direitos Humanos, Perly Cipriano. 
 
Reta final II
Ana Rita, novamente, vai para um evento como este engasgada com as manobras que ignoram seu direito à reeleição.
 
Circulando
A Secretaria da Casa Militar contratou a empresa Vipesa – Vitória Produtos para Aeronaves, para o fornecimento de 25 mil litros de combustível, o que representa ao todo R$ 154.750,00. Sabe como é, o motor do helicóptero do governo do Estado nem esfria, de tanto que o povo roda – que diga o vice-governador Givaldo Vieira (PT)!
 
Cegos em tiroteio
Em Vitória, filiados do PSB e da Rede Sustentabilidade realizam a primeira executiva ampliada das siglas nesta quarta-feira (6), na Assembleia Legislativa. Desde que a ex-senadora Marina Silva se uniu ao governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, os marineiros ficaram perdidinhos por aqui.
 
Aderiu
O deputado federal Jorge Silva (PROS) entrou na onda das frentes parlamentares. Na Câmara dos Deputados, lançará uma de “atenção integral à saúde do homem”, nesta terça-feira (5), em comemoração ao Novembro Azul, campanha de prevenção ao câncer de próstata. Está atrás de holofotes.
 
140 toques
“O governo do Estado está prestes a pagar a conta do evento da Vogue [R$ 180 mil] no Shopping Vitória [8/10]. O que é muito estranho, pois o shopping é uma empresa privada e deve realizar seus eventos de promoção comercial com recursos próprios”. (Moqueca Mídia – no Facebook).
 
PENSAMENTO: 
“Sem alienação, não haveria política”. Arthur Miller

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/