Sexta, 19 Abril 2024

Governo rejeita usar rodoviária após interdição do Terminal de Itaparica

Governo rejeita usar rodoviária após interdição do Terminal de Itaparica

Desde o último sábado (21), o Terminal de Itaparica, em Vila Velha, está interditado por tempo indeterminado após um laudo da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES) apontar problemas na estrutura do local e sérios riscos para a população. Cerca de 45 mil usuários passam pelo terminal nos dias úteis da semana.


Dessa forma, as linhas de ônibus que passavam pelo local tiveram que ser transferidas para outros terminais do município, como os terminais do Ibes, de Vila Velha e também para a rua em frente à rodoviária de Vila Velha. A interdição causa insatisfação da população, que agora enfrenta os terminais lotados. 


Com o intuito de construir uma alternativa definitiva para a população após a interdição do Terminal de Itaparica, o prefeito de Vila Velha,  Max Filho (PSDB), propôs nesta terça-feira (24), a utilização da rodoviária municipal para manter a operação do Transcol em Itaparica.


A decisão veio após pleito popular levado à tradicional reunião que realiza toda segunda-feira, o prefeito disse que autorizaria o secretário de Governo [Saturnino de Freitas Mauro] a convidar o presidente da Ceturb, Alex Mariano, a participar da assembleia popular e discutir o assunto com a comunidade de Vila Velha, e a utilização da rodoviária para emprestar ao Transcol neste período. A Ceturb, porém, rejeitou a proposta.


Visita Técnica


A Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa, juntamente com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-ES), fará uma visita técnica ao Terminal de Itaparica nesta quarta-feira (25). A intenção é apurar os fatos que levaram à interdição e saber as ações que previstas para garantir a segurança no local.


Estão convocados para a visita a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb) e a Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop), por meio de seus representantes Alex Mariano e Paulo Ruy Carnelli, respectivamente.


O presidente da Comissão de Infraestrutura, Marcelo Santos (PDT), destaca que o colegiado já havia deliberado a visita técnica aos terminais da Grande Vitória na volta do recesso, por meio do convênio de cooperação técnica junto ao Crea, mas que, diante da situação no Terminal de Itaparica, o local será logo visitado. Marcelo já requereu o laudo técnico apresentado pela Ceturb. 


“Nosso objetivo é saber de quem é a responsabilidade pelo projeto e pela obra do terminal. Foi gasto dinheiro público na construção de uma estrutura que apresentava risco real às pessoas”, disse o deputado.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/