Terça, 16 Abril 2024

Hartung arruma a casa e monta estrutura para proteger legado de gestor

Hartung arruma a casa e monta estrutura para proteger legado de gestor

Ao deslocar Paulo Roberto Ferreira da Casa Civil para a Secretaria de Agricultura, nessa segunda-feira (14), o governador Paulo Hartung mexe em postos chaves do governo, visando normalizar as ações administrativas depois da saída de alguns integrantes para disputar cargos eletivos. 


O objetivo é arrumar a casa e prosseguir na construção de estruturas de proteção do seu legado como gestor, e, ao mesmo tempo, azeitar a máquina para garantir a vitória nas eleições de aliados, principalmente na Assembleia Legislativa, e também em outros setores vitais da administração pública.  


O favoritismo do ex-governador Renato Casagrande (PSB) leva Hartung a adotar medidas protetivas, antevendo o tom da campanha, que começa nesta quinta-feira (16), e ações do futuro governo, caso Casagrande ganhe a corrida, como tudo indica.


No mercado político, as informações que circulam dão conta que, mesmo fora da reeleição, Hartung terá sua gestão avaliada na campanha de Renato Casagrande e no futuro governo, tanto dele quanto o de Rose de Freitas (Podemos), até agora, segunda colocada nas pesquisas.  


Na Casa Civil, o governo poderá contar a partir desta quarta-feira (15) com o retorno do diplomata José Carlos da Fonseca Júnior, o Zé Carlinhos (PSD), se confirmada a desistência de ele concorrer à Câmara Federal. 


Considerado, há dois meses, como o mais indicado para ser vice na chapa ao Senado do bloco do governo, que se dissolveu, Zé Carlinhos tenta se firmar como candidato a deputado federal, com reduzidas chances de vitória. 


Articulador experiente, ele pode reforçar a equipe de Hartung no relacionamento e formação de um bloco de sustentação na Assembleia e, também, entre os candidatos às eleições de outubro deste ano.  


A posse do ex-líder do governo na Assembleia Legislativa, Rodrigo Coelho, como conselheiro do Tribunal de Contas, e o anúncio de projetos de desenvolvimento econômico, como o terminal de petróleo e gás, ocorridos neste início de semana, se encaixam, também, nesse contexto.


No Tribunal de Contas, Hartung pode contar ainda com outro aliado, o deputado Marcelo Santos (PDT), favorito para a vaga do conselheiro afastado por corrupção, que se encontra preso, Valci Ferreira. A escolha depende de o Supremo Tribunal Federal (STF) declarar o cargo vago, que pode ocorrer a qualquer momento.  


Os movimentos de Hartung, ainda não totalmente definidos, segundo o mercado político, indicam que, embora ausente diretamente da cena eleitoral, tende a se posicionar juntamente com aliados, como o deputado federal Lelo Coimbra (MDB). 


Presidente estadual do partido e candidato à reeleição, Lelo faz parte da coligação da senadora Rose de Freitas e representa um canal de sustentação importante para Hartung, mesmo em situações adversas à sua reeleição. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/