Quinta, 25 Abril 2024

Isolamento leva o PSL a se igualar a partidos maiores em palanques nos estados

Isolamento leva o PSL a se igualar a partidos maiores em palanques nos estados

O despreparo do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL-RJ), que poderia impedir o crescimento de sua candidatura, pegou carona no isolamento imposto pela maioria dos partidos políticos e exigiu a formalização de palanques ao governo em 13 estados, como no Espírito Santo, superando a marca de partidos maiores, como MDB, PSDB e PT.



Caso não ocorram mudanças até o próximo dia 15, esses partidos terão, em nível nacional, respectivamente, 12, 13 e 14 candidatos aos governos estaduais, como aponta levantamento divulgado pela Folha de S.Paulo.



No Estado, além do palanque do PSL, contribui para esses números apenas a candidatura do PT de Jackeline Oliveira Rocha, um quadro desconhecido do mercado político. Já o MDB, do governador Paulo Hartung, e o PSDB, do vice-governador César Colnago, sequer lançaram chapa ao governo, entrando apenas em coligações para concorrer às eleições proporcionais, de deputados estaduais e federais.



Das candidaturas do nanico PSL nos estados, a chapa lançada no último sábado (4) do deputado federal Carlos Manato na cabeça, coligada com o PR do senador Magno Malta, que aparece à frente das pesquisas, e o PRB do deputado estadual Amaro Neto, é considerada a mais competitivas do partido, ao lado de Antonio Denarium, em Roraima. 


O PSL possui somente oito dos 594 deputados federais e, nas eleições de 2014, lançou um candidato a governador, no Rio Grande do Norte, acabando em último lugar, com 13 mil votos dados ao advogado Araken Farias. 


O crescimento do partido é creditado ao ingresso de Jair Bolsonaro na sigla, em 2017, e segue no vácuo de seus movimentos, que agrada à camada ultra- conservadora da sociedade, dentro de conceitos de extrema-direita, incluindo a área militar, público-alvo do presidenciável nos 26 anos de atuação na Câmara dos Deputados. 


Nesse período, a maioria de seus projetos se relaciona a pensões, aposentadoria e outros benefícios aos militares, sem nenhuma atuação voltada paras as causas sociais e direitos trabalhistas. O presidenciável também tem se notabilizado por declarações preconceituosas a mulheres, negros e povos indígenas.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/