Sexta, 19 Abril 2024

Liderança política prevê reeleição de oito deputados federais

Liderança política prevê reeleição de oito deputados federais

As projeções eleitorais, quando elaboradas por lideranças com larga vivência no cenário político, chamam atenção do mercado por apresentar índices de acerto, como demonstrado há muitos anos por Século Diário.



Nos quase 19 anos de funcionamento, este veículo analisa o cenário e conversa com lideranças em estimativas relacionadas à densidade eleitoral de candidatos. Neste ano, o primeiro convidado é Ademar Rocha, conhecido por seus cálculos eleitorais, e que apresentou nomes e números, sem especificar a quantidade de votos para as eleições deste ano.



Ao analisar o cenário para o governo, Ademar Rocha acredita que Renato Casagrande (PSB) está com a eleição garantida, com Rose de Freitas (Podemos) alcançando de 20% a 30% dos votos. No Senado, ele sinaliza Magno Malta (PR) e Ricardo Ferraço (PSDB).



Para deputado federal, no cenário atual de início de campanha eleitoral, Ademar Rocha indica que oito dos 10 deputados federais que compõem a bancada capixaba têm chances de serem reeleitos, mas a vitória depende de vários fatores, como o desempenho de outros candidatos da coligação. 



São eles: Evair de Melo (PP), Sérgio Vidigal (PDT), Paulo Foletto (PSB), Jorge Silva (SD), Marcus Vicente (PP), Lelo Coimbra (MDB), Norma Ayub (DEM) e Givaldo Vieira (PCdoB).



Fica de fora Carlos Manato (PSL), que é candidato ao governo do Estado, e uma das vagas será ocupada pelo deputado estadual Amaro Neto (PRB), com uma estimativa acima de 160 mil votos, podendo ultrapassar a casa dos 200 mil.



Com a coligação PRB-PR, a estimativa é fazer dois deputados. Além de Amaro, com eleição garantida, disputam a outra vaga Lauriete e Gilsinho Lopes, ambos do PR.



Segundo Ademar, o PT isolado deve eleger um, sendo o favorito Helder Salomão (reeleição). João Coser deve ficar de fora.



Já na coligação PPS-PP-PHS-PCdoB-Pros, a estimativa é eleger dois a três deputados federais, destacando Da Vitória (PPS), Evair de Melo (PP), que disputa com Marcus Vicente (PP), Givaldo Vieira (PCdoB) e Luiz Paulo Vellozo Lucas (PPS).



O PDT-PSDB-PSD deve fazer três, entre eles Sérgio Vidigal (PDT) e Neucimar Fraga (PSD). César Colnago (PSDB) disputa com Jorge Silva (SD - reeleição).



A coligação PSB-Avante-PSC-PPL faz de um a dois, garantindo Paulo Foletto (PSB).  Reginaldo Almeida (PSC) disputa com Jorge Carreta (Avante).


Estaduais



Na estimativa para deputado estadual, Ademar Rocha analisou as coligações partidárias, sem nominar os candidatos, da seguinte forma:

PDT-DEM-PSD-PPL devem eleger de cinco a seis estaduais; PSB-PSDC, de três a quatro; PV-PHS-SD, dois deputados; PPS-Avante-PTC, de três a quatro; PP-Pros, dois; PSDB-PSC, de três a quatro; PCdoB-PRP, de um a dois; Rede-Patriota-Podemos-PRTB-PMN, faz de três a quatro; MDB, de dois a três; PSL-PRB-PR, de três a quatro, e PTB-PMD, de um a dois.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/