Quinta, 28 Março 2024

Livro: Tropical – o retorno

Livro: Tropical – o retorno

Estava tranquilo na Gazeta, quando um dia o telefone tocou. Do outro lado da linha, Alexandre Theodoro. Convidava para um almoço. Dizia que a Tropical precisava de uma pessoa para geri-la artística e administrativamente. Que a família não permitia entregar a emissora a um estranho, mas que eu era o único que poderia fazê-lo.


Talvez tomado de uma vaidade idiota, aceitei o convite. Sai da Gazeta e fui para a Tropical FM. Chegando lá, encontrei boas e más pessoas. Não posso chamá-los de profissionais. Minha trajetória foi rápida. A emissora era entregue para que um outro membro da família “tomasse conta” e eu não coadunava com suas atitudes.


O episódio Tonho dos Couros



Rossini Macedo era um ilustre desconhecido. Acabara de chegar de Picuí, na Paraíba, e apareceu na Tropical com uma pilha de CDs nordestinos. Gostei de alguns. Ele queria um espaço na emissora, pois dizia-se humorista. 


Achei legal a ideia de colocá-lo no ar uma vez por semana, aos sábados, às 19 horas (horário e dia ingratos no rádio). Rossini assumiu e, com dois fins de semana, já era sucesso. Com um mês, tinha audiência total.


Era um piadista ousado. Ali já se constituía em um bom “stand up”. Fui aconselhado a afastá-lo do microfone, pois o que dizia no não batia com a Faesa, da qual a emissora pertence. A Faesa é uma entidade de ensino de alto conceito. A contragosto (meu e dele) tiramos Rossini do ar. Tivemos que entender a decisão.


O caso do quadro Rocky


Como disse, não estava muito confortável na emissora. Ali não tinha mais o espírito de rádio que Antário Filho havia deixado. Estava tudo muito esquisito. Tirando um Nivaldo Passamai, Andressa Carvalho, Antário Neto, ficava difícil dialogar rádio com os demais.


Uma vez, olhando para o quadro do Rocky “Persistência – a razão da vitória”, o retirei da parede, peguei uma garrafa de álcool e desci até a garagem. Em um canto toquei fogo no quadro e disse em voz baixa: “Amigo Antário, as coisas aqui já não são mais como a gente pensou um dia”.


Fui convidado a sair com apenas oito meses de trabalho. Foi minha primeira derrota como profissional de rádio. Logo por decisão de amadores de rádio, só podia ser.


A Tropical galgou primeiros lugares de audiência muitas vezes, mas por força de um apelo popular contrário aos padrões normais de programação de rádio na época. 




                                                   “O  ESTOQUE

                                                    Sobre a informação recebida do cliente externo:

                                                    Seja elogiosa ou crítica, tem de ser tomada de modo a                            

                                                    estudá-la.

                                                    SE ELOGIOSA – tentar melhorar mais ainda.

                                                    SE CRÍTICA  - analisar para consertos.

                                                    É como um estoque bem regulado.

                                                    Existe sempre uma preocupação para mante-lo estável”

                                                                                                                       Peter Drucker




 Próximo capítulo: a demorada fase de São Mateus.        

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/